sábado, 11 de fevereiro de 2012

a difícil tarefa de não ler veja

Editora Abril é foda.

Tenho, há alguns anos, as assinaturas das revistas Placar e Piauí.  A Placar eu assinei porque rolava uma promoção em que quem assinasse por um ano ganhava uma camisa oficial do São Paulo.  Como a camisa do São Paulo custava bem mais que isso, acabei assinando.  O raciocínio era: uma camisa do SPFC que vinha com uma revista merda de brinde.

Acontece que a assinatura era debitada automaticamente no meu cartão de crédito, e a Abril, marotamente, foi renovando a assinatura automaticamente.  Renovou em 2010 e novamente em 2011...ou seja: essa maldita assinatura, que começou em fevereiro de 2009 só terminou esse mês: 3 anos!

Aqui o e-mail de confirmação de assinatura (endereço apagado, por razões óbvias):



Quando me dei conta de que isso venha acontecendo, liguei para a Abril e cancelei o serviço de renovação automática.  Não, claro, sem antes ouvir uma série de argumentos sobre as dificuldades que enfrentaria, etc, etc, etc...o melhor deles foi o seguinte: só existe a possibilidade de cancelar o serviço como um todo, não apenas de uma ou outra revista.  Isso significava, no final da contas, que eu perderia a renovação automática da piauí...por fim, ponderando as coisas, resolvi cancelar mesmo o serviço e renovar "manualmente" a piauí, o que demandou um telefonema em janeiro deste ano.  Mesmo sem ver os pés da atendente, a fiz jurar com eles junto que nessa renovação da piauí eu não consentia com renovação automática de qualquer revista, e recusei outras assinaturas promocionais, com descontos imperdíveis várias vezes.  ok, resolvido.

Ano passado, após o meu cancelamento com o "Renova Fácil", recebi vários brindes da Abril: edições da revista VIP, da Alfa e...seis semanas de veja!  Primeiro fiquei de cara com a imagem que a Abril faz de mim...eu assino a piauí, caralho!  Pra que diabos vou querer Alfa e VIP???  Bom, com esses generosos brindes, eu acabei lendo uma coisa ou outra da veja, o que só reforçou o nojo que eu tenho desse panfleto imbecil.

Motivo do post: hoje, junto com o meu jornal, fui surpreendido com mais um exemplar de veja.  Fiquei puto, porque receber a veja sempre me dá trabalho: eu acabo lendo alguma merda e depois tenho muito trabalho para fazer o descarte adequado da revista: não posso colocar junto com os jornais por pedido do zelador...os jornais ele usa para forrar o conteiner de lixo.  As pessoas normalmente deixam as revistas no hall de entrada, para que os porteiros e visitantes tenham o que ler enquanto esperam.  Esse é o destino da Placar e das revistas da Folha de São Paulo.  Com a veja eu já não consigo fazer isso, porque me sinto na obrigação moral de evitar que essa porra seja lida...ou seja: para evitar que pessoas inocentes a leiam, eu só descarto a veja no lixo comum, entre cascas de banana e embalagens - aqui não tem coleta seletiva.

Há muito tempo eu penso que um dos maiores problemas do Brasil é a semi-educação: aquele estágio em que as pessoas são capazes de ler, mas não de discernir entre as coisas que lê.  Se o fato está numa revista de grande circulação, deve ser verdade.  E esse é o perigo da veja.

Eu penso que esse fenômeno explica a maior desconfiança dos eleitorados das regiões sul/sudeste.  Os indicadores mais favoráveis em educação são parte da explicação...mas a maior quantidade de gente semi-educada deve explicar o grosso da população: o eleitorado lê, mas lê veja.  É uma situação complicada, porque no caminho para um país de fato educado, muita gente precisa passar pelo estágio da semi-educação.

Por fim, uma surpresa: ao entrar no site do serviço de assinantes abril, para conferir quando minha assinatura placar de fato acabaria, acabei descobrindo isso:


Essa merda de revista que chegou não é um brinde.  É o primeiro exemplar de uma assinatura não autorizada, aliás, recusada muitas e muitas vezes.  Não fui avisado por telefone, e-mail ou carta.

O atendimento da Abril não funciona sábado, o que significa que eu preciso esperar até segunda-feira para ter uma conversa desagradável com um representante abril, na qual certamente serei passado de setor para setor e terei que esperar bastante.  Pagando ligação local.

Um comentário:

Marcel disse...

Marcelo, Acho que já é o suficiente para vc ir ao PROCON, pelo menos...

Cara, quase é engraçado o seu texto, pq imagino vc lendo a Veja...kkkk...

P.S: Você presta um serviço público ao impedir a maior circulação desse lixo chamado Veja... Aliás, deveria haver um slogan do tipo: "Ajude a preservar o meio ambiente, Não compre Veja"...