sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

macaco no seu galho

Conversa rápida, só pra constar que eu estou mesmo sem tempo.


Os quadrinhos andam em alta no Brasil, e isso me deixa muito feliz. Foi num misto dessa felicidade com genuína curiosidade que comprei a revista abaixo.



Há uma discussão artística que endosso, que é a necessidade de independência e reconhecimento de uma arte para que ela possa afirmar-se e amadurecer. E o resumo dela é a necessidade de se afirmar que Quadrinhos em essência não são cinema, nem literatura, nem artes plásticas, nem são um suporte para estes e nem mesmo são uma mistura desses. quadrinhos não são nenhuma outra arte que não quadrinhos.

Certo.

Ainda assim, acho que muitos vão concordar que é perfeitamente lícito para uma revista de literatura dedicar uma edição inteira à quadrinhos.
Por, no mínimo, 2 motivos: 1)Os qusdrinhos possuem uma relação muito próxima com a literatura em nossa sociedade, seja por continuarem a serem os "fomentadores" do hábito da leitura nas crianças (e não há nada de vergonhoso nisso em específico), seja por ainda estarem presos ou se apoiando numa indistinção em relação à literatura, em busca de legitimação social; 2) Seria perfeitamente possível fazer uma discussão "literária" interessante também do cinema, do teatro, e de qualquer arte narrativa.

Assim, posto que a iniciativa é válida, vamos às críticas. A revista é esforçada e bem-intencionada, mas falha ao deixar de fazer duas coisas:
1) fugir de alguns lugares-comuns e se aprofundar mais no assunto;
2) desfazer a confusão entre literatura e HQ.

Não vou me aprofundar (falta de tempo, talvez no ano que vem). Mas ambas as faltas são um tanto compreensíveis, se pensarmos que são voltadas a um público também leigo e ambíguo. De um lado, os lugares-comuns dão o common ground onde a argumentação pode se sustentar; de outro, a manutenção da ambigüidade HQ-literatura talvez seja até estratégica pela necessidade de afirmar para o público consumidor e estudioso de literatura que "ei, isto é literariamente interessante também".

Há uma outra decepção. Para mim, a questão mais instigante e auspiciosa, colocada logo na capa da, é sem dúvida a da "dinâmica que a leitura visual do século XI exige". Sou extremamente interessado nisso -- ando pensando mesmo se devo apostar um doutorado nesse "campo".
Mas o assunto fica só na vontade -- não vi um desenvolvimento maior dele, nem na entrevista de seu declarador, Orespitabilíssimo Sr. Ziraldo.
(também, o que eu esperava? um tratado acadêmico sobre visualidade e discursividade?)

Ainda assim: já é um bom começo. Parabéns.


Bookmark and Share

6 comentários:

sandramilk disse...

Olha como o Ceará é um estado evoluído......

Encontro de desenhistas de HQs no
Sobrado Dr. José Lourenço


Desenhistas de historias em quadrinhos se reúnem sábado, dia 20 de dezembro, a partir das 10h, no Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 - Centro). O encontro faz parte da programação da exposição MONSTRA COMIX, que reúne nas paredes do Sobrado um apanhado da produção independente de quadrinhos no mundo, e é promovido pela Secretaria da Cultura, por meio do Sobrado, com o apoio cultural de ARTZ e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

O objetivo do encontro é planejar o lançamento de uma coleção de fanzines de quadrinhos reunindo o maior número possível de desenhistas de Fortaleza, prevista para janeiro de 2009. Não é preciso inscrição. Na ocasião será lançada a coleção de posters (lambe-lambe) da MONSTRA COMIX, além dos zines “ARUÁ”, do desenhista Guabiras; “Revólver”, de Tiago Saulo; “O Adulterado”, de Everton Silva; e “Interferência”, de Tiago e Everton. O lançamento dos zines conta ainda com um bate-papo com os autores Guabiras, Saulo Tiago e Everton Silva. A programação é gratuita.

Monstra Comix – A mostra em cartaz desde o dia 12 de novembro faz um recorte da produção independente contemporânea mundial de histórias em quadrinhos, e ocupa todos os 4 andares do Sobrado Dr. José Lourenço. Na “Monstra Comix”, os visitantes terão acesso ao trabalho artistas de diferentes países e estilos que utilizam o veículo das histórias em quadrinhos de maneira não convencional. Uma boa oportunidade para se surpreender com o potencial deste meio e suas variedades. Ao todo são 42 artista, expondo originais e pranchas ampliadas dos desenhos.

Serviço:
Encontro de desenhistas de HQs
Data: 20 de dezembro
Hora: 10h
Local: Sobrado Dr. José Lourenço (rua Major Facundo, 154 – Centro)
Mais informações: 3101.8826
Aberto ao público

Expositores da Monstra Comix:

Everton (SP > CE), Érica Zoe (CE), Franklin de Oliveira (CE), Marcílio S. (CE), Marcus Francisco (CE), Saulo Tiago (CE), Weaver Lima (CE).

Alberto Monteiro (RJ), Allan Sieber (RS > RJ), André Kitagawa (SP), Caco Galhardo (SP), Cavalcante (RJ), Clayton (PR), Fabio Zimbres (SP > RS), Guazelli (RS), Jaca (RS > SP), LAW (RS), Lourenço Mutarelli (SP), Melius (DF), MZK (SP), Odyr (RS > RJ), Paulo Batista, Rafael Sica (RS), RHS (PR).

Aurelie Guillerey (França), Cizo & Winshluss (França), Conrad Botes (Africa do Sul), Daniel Clowes (EUA), Gully (México), Hans Nissen (Finlandia), Jorge Alderete (México), José Carlos Fernandes (Portugal), Liniers (Argentina), Luís Lázaro (Portugal), Maria Colino (Espanha), Martinez (Espanha), Matt Groening (EUA), Paco Alcazar (Espanha), Phillipe Vuillemin (França), Remi (Bélgica), Stephane Blanquet, Thomas Ott (Suiça).
Jornalistas responsáveis:
Bianca Felippsen – 8878-8805, Fábio Marques – 88324716 e Juliana Lopes - 86256728

Gabriel G; disse...

Opa! Valeu a dica, Sandra!

Caramba, tem um monte de feras nesse encontro. Até o inventor dos Simpsons está na lista!!!

(...Por que essas coisas sempre ocorrem longe de mim? ou -- quando ocorrem perto, como em Londrina -- eu estou sem condição nenhuma de participar?
Buá.)

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Sem tempo, mas produzindo como nunca no blog...bom ver isso, eu vou me dedicar mais nessas férias, já que tenho passado um tempo razoável em casa.

Gabriel, um ótimo 2009 pra você e pra Dani, eu adoraria estar aí no reveilão, mas estaremos meio próximos: vou passar a virada na Beira-Mar, portanto estaremos ligados pelo mesmo oceano...

abração!!

Gabriel G; disse...

ô, só vi a mensagem agora, Marcelo... Espero que a passagem tenha sido boa!

(Lá pro dia 5 ou 6 eu postarei um post sobre a minha)

Abração!!

Gabriel G; disse...

(ah: na verdade, os meus últimos 4 posts estavam "engatilhados" há 1 ou 2 meses... por isso é que, mesmo sem tempo, dei a ilusão de estar prolífico, hehehe...)

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Ah rapaz...

e a ilusão se desfaz. Sorte que ninguém lê essas coisas!!

abração!