quinta-feira, 14 de março de 2013

Chico & Bento






Vou dizer já qual é o problema: esse negócio de conclave tá todo errado.  Primeiro, se o Espírito Santo inspirasse alguém, nem precisava de conclave.  Os cardeais se reuniriam em praça pública, e quando o mais velho contasse até três, todos diriam o mesmo nome, ao mesmo tempo, em voz alta.  Deviam tentar, seria divertido:

“É um...é dois...é três...e...já!”
“Ailehrgonbçdjkgjadlçfjbnaokjdfr!!!!”
“Habemus papam!  Cardeal John Olorunfemi Onaiyekan!

Mas já que a coisa do Espírito Santo certamente não vai rolar, proponho o seguinte: libera logo o uso da internet no conclave.  Se os cardeais pudessem consultar a internet, talvez evitassem esses constrangimentos.  Pra não perder a seriedade, podem bloquear os sites de pornografia e redes sociais...essas coisas distraem muito.

Cardeal pensando, enquanto descobre as maravilhas do Google Search:

“Deixa ver quem é esse tal de Bergoglio...acusado de sequestro, cooperação com uma ditadura sul-americana.  Hum...melhor escolher o outro cara”.

Ok, Ratzinger era muito conhecido no colégio cardinalício, chefe da Inquisição, e diz que não curtia seus tempos de jovem nazista...não sou cético quanto a isso (apesar da cara dele), muita gente melhora ao longo da vida.  Será que naquele conclave, alguém não chegou e disse: “Joseph...você foi eleito, mas...assim..esse negócio de acobertamento de pedófilos e tal...fica meio difícil, né?

Mas acompanhando as biografias dos outros papabili, fiquei impressionado com a quantidade deles que já se meteu na vida política, normalmente pelo lado errado.  Um outro lá era fascista, o Odilo, por exemplo, pôs em prática seu autoritarismo há poucos meses, ao empossar na reitoria da PUC-SP a candidata que ficou em 3º lugar na eleição (à exemplo do que Serra fez ao nomear Rodas, o segundo colocado nas eleições uspianas  para o cargo de reitor...será que nenhum deles foi bom a vida toda?  Não dava pra eleger um desses?

Claro que não.  Bergoglio, segundo os analistas e especialistas em papa e Vaticano – incrível como tem gente especializada nisso – representa  uma tentativa da igreja de conter a perda de fiéis na Europa e nas Américas, reformar a Cúria Romana, e muito, muito mais.  Guess what?  Os europeus não estão deixando de ser católicos porque o papa é ruim...estão deixando a igreja porque a ideia é ruim.  Duvido que isso tenha retorno.  A igreja sobreviverá por muito tempo abaixo do Equador, por razões óbvias.

Sinceramente, Bentinho vai deixar saudades...esse foi o papa que tornou possível que todo mundo fizesse piada com a figura do papa...porque João Paulo II era muito carismático, as pessoas ficavam realmente bravas com quem tivesse ressalvas a ele.  Com Ratzinger a coisa virou uma Esbórnia...aliás, quem foi que disse pra ele que podia sair?  Mas tenho a impressão de que esse papa aí não ficará pra trás.  Só não sei se fica muito tempo.  O cara tem 76 anos e um pulmão a menos (sério!).

Pra deixar vocês com uma mensagem do novo papa, escolho um a declaração dele a respeito do projeto de lei que legalizava o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Argentina:

“É uma agitação do Pai da Mentira para confundir e enganar os filhos de Deus.”

Ou seja: coisa do diabo.


P.S. Esse papa curte muito futebol.  Se eu fosse ele, tascava uma encíclica declarando que Maradona e Messi são melhores que o Pelé.  Só pra sacanear.
P.S.2. A Globonews deu o tom: "o novo papa já conquistou a todos".  Isso porque ele fez uma piada com a Argentina (o fim do mundo) e pediu que rezassem por ele...já fomos mais exigentes.
P.S.3. Chico anda de transporte público e cozinha suas próprias refeições.  Posso ser papa também?  Onde cabem dois, cabem três.
 P.S.4. Bentinho nos escreveu contando que o principal motivo de sua renúncia foi a “leitura e reflexão profunda acerca dos ensinamentos de Wilbor”. Pediu para colaborar com o blog.  Quer assumir a editoria de Religião e Gnomologia.  Estamos considerando.

9 comentários:

Marcílio - o gêmeo malvado disse...

E Chico tem dificuldades para ler as horas em relógio de ponteiro. Só usa digital. Nada contra.

Gabriel G; disse...

Huahuahahahahahahauaahahaha!!!

Cara, essa foi inspirada.

ed disse...

Há outro problema:
o tamnho do novo ego dos argentinos, já era super-ego, agora será um hiper-ego!

Marcílio - o gêmeo malvado disse...

Just had to get it out of my system.

--

Ed, a melhor a respeito disso foi do José Simão: a Argentina foi,m na verdade, rebaixada...de Deus para papa!"

luciana rosa disse...

e o pior é q a recente pesquisa de opinião sobre o novo papa foi de aprovação geral. quer dizer que o envolvimento dele c a ditadura argentina n tem a menor importância?! e ele virou progressista pq há expectativa de que libere a camisinha!!!

Gabriel G; disse...

Lu, suspeito que deve ser exatamente o que a cúria queria... Pra mim a recepção do atual papa tem beirado a histeria, de tão automaticamente positiva.

(Se bem que, se ele efetivamente liberar a camisinha, já terá sido bastante "progressista" em relação ao atual estado da Igreja...)

Marcílio - o gêmeo malvado disse...

Concordo, Gabriel...liberar a camisinha, com a influência que esse cara pode ter se a mídia continuar nesse grau de babação já seria ótimo. Mas esse cara não me engana...o verdadeiro papa ainda está escondido nas profundezas do Vaticano.

A tempo: acho difícil alguém muito humilde mesmo chegar a se tornar papa.

http://papahumildao.tumblr.com/

Gabriel G; disse...

Marcelo, já que o assunto é Papa... viu essa aqui do Bruno Maron?

http://dinamicadebruto.interbarney.com/2013/te-verteris-barbecue/

Marcílio - o gêmeo malvado disse...

Hahahaha!! De vez em quando ele publica no folhateen...muito bom!