quinta-feira, 14 de abril de 2011

O papel da oposição

A respeito de "o papel da oposição" recente artigo de FHC publicado na revista Interesse Nacional:

O trecho polêmico no qual FHC afirma que o PSDB deva desistir do povão é claramente um erro político - aliás, erro muito infantil...Lula provoca em FHC as reações mais viscerais, coisa muito gozada de se ver.

O trecho polêmico diz o seguinte:

Em primeiro lugar, não manter ilusões: é pouco o que os partidos podem fazer para que a voz de seus parlamentares alcance a sociedade. É preciso que as oposições se deem conta de que existe um público distinto do que se prende ao jogo político tradicional e ao que é mais atingido pelos mecanismos governamentais de difusão televisiva e midiática em geral. As oposições se baseiam em partidos não propriamente mobilizadores de massas. A definição de qual é o outro público a ser alcançado pelas oposições e como fazer para chegar até ele e ampliar a audiência crítica é fundamental. Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os “movimentos sociais” ou o “povão”, isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos. Isto porque o governo “aparelhou”, cooptou com benesses e recursos as principais centrais sindicais e os movimentos organizados da sociedade civil e dispõe de mecanismos de concessão de benesses às massas carentes mais eficazes do que a palavra dos oposicionistas, além da influência que exerce na mídia com as verbas publicitárias. 

 Lula aproveitou, óbvio, para responder:

"Sinceramente não sei como alguém estuda tanto e depois quer esquecer o povão. O povão é a razão de ser do Brasil. E do povão fazem parte a classe média, a classe rica, os mais pobres, porque todos são brasileiros."

Frase bobinha e demagógica, mas adequada para o fato político.  Agora, a melhor coisa que vi sobre o assunto é a seguinte charge do Angeli:


Genial, não?

Um comentário:

Marcel disse...

Marcelo,

E você viu a propaganda política do PSDB que passa incansavelmente na TV da copa, que o atual governo não fez nada e a COPA vai ser uma piada?? É praticamente torcer contra... Vá lá é verdade em muitos pontos. Mas em todos países houve atrasos. Agora, pensar que iríamos ou vamos resolver a questão aérea e de transportes públicos em poucos anos é muita inocência...