segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O MONSTRO SOUZA

Agora é pra valer. 


Após intermináveis adiamentos, revisões e canos de editoras, eu e Bruno Azevêdo, do O PUTAQUEPARIU!, estamos lançando nosso velho, velho projeto O Monstro Souza.



Após vários estudos, opções e dores de cabeça, esta é a capa definitiva. Seguindo o histórico multicolaborativo e coletivo desse livro, convidamos o renomado Marcatti, grande autor do quadrinho underground brasileiro, para fazer o desenho original... e ele topou! Taí o resultado.

Já falamos uma ou outra vez aqui no Wilbor sobre esse projeto, citando o prêmio de literatura maranhense que ele ganhou (antes mesmo de ser lançado...) e até dando um "spoiler" de uma das HQs, desenhada por mim.

Pra quem quer saber o que diabos é o livro:
Conteúdo: em termos gerais, trata-se de uma paródia/pastiche dos absurdos da capital e da cultura maranhenses em meio à cultura de massa contemporânea, tudo a partir da história de um cachorro-quente de 1,80m de altura que trabalha como “loverbói” no centro histórico de São Luís e é um assassino serial. 
Forma: o romance é uma narrativa grotesca de humor negro, que sobrepõe ao texto uma miríade de informações e referências culturais de outras mídias: histórias em quadrinhos, ilustrações, recortes e informações jornalísticas impressas e transcrições locuções de rádio. Enfim, um conjunto "transmidiático" que mistura fatos fictícios, fatos reais e fatos reais-mas-que-parecem-fictícios, como a história de Hidramix Hinfinito.


O lançamento do livro já começou a ser anunciado, inicialmente pelo Bigorna, e agora também pelo Ambrosia. Há uma entrevista bacana do Bruno neste blog aqui., e um comentário muito legal do excelente desenhista Odyr em seu blog. Mais à frente, deverei atualizar os novos links que aparecerem e dar notícias do andamento...

Como citei antes, o Monstro Souza foi uma construção de uma pancada de colaboradores. Já está no ar o blog do livro, que pretende juntar material inédito e desenhos de todos aqueles que participaram em algum momento da criação do livro, bem como de todos aqueles que, por qualquer motivo inescrutável, quiserem desenhar o Monstro e mandar o resultado pra mim ou para o Bruno.

O  livro terá seu primeiro "grande" lançamento no Rio de Janeiro agora no dia 12 de novembro, em meio a Rio Comic Con 2010. Planeja-se lançamentos nas próximas semanas em São Paulo, Curitiba, Brasília e, é claro, São Luís. Assim que tiver as datas certinhas, postá-las-ei aqui.

4 comentários:

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Maravilha!!!

Estarei no lançamento paulistano, aguardando minha cópia e os devidos quitutes do lançamento...rsrsrs!!

Parabéns aos dois!

Pedro Caluzni disse...

Que bacana Gabriel! Fiquei curioso pra ler agora! Aonde será lançado em SP? Abraços!

Gabriel G; disse...

Olá, Pedro! Ainda não tenho confirmação do lugar, mas acho que o livro será lançado na HQ Mix. O dia também ainda não está certinho (depende muito da disponibilidade do Bruno), mas vou avisar quando souber!

Pedro Caluzni disse...

Beleza Gabriel! Obrigado! Abraço