sábado, 8 de maio de 2010

MOEBIUS

(por Gabriel)

Hoje completa 72 anos um dos maiores desenhistas fantásticos das histórias em quadrinhos e do cinema Sci-Fi do Século XX... o quadrinhista francês Jean Henri Gaston Giraud , mais conhecido como Moebius.



Moebius foi um artista de amplitude imaginativa e visual incrível. Acima de tudo um criador de mundos.

Entre os seus mundos mais impressionantes, e entre meus favoritos, estão as grandes metrópoles futuristas de suas ficções científicas. No cinema, podemos ver seu trabalho nas magníficas metrópoles e figurinos de Blade Runner e O Quinto Elemento... assim como nas roupas espaciais de Alien ou na estética computadorizada de Tron. Sua influência pode ser vista no design da cidade-planeta de Coruscant em Star Wars e em muitos outras.
http://editionsballard.files.wordpress.com/2009/04/blade-runner-los-angeles-752153.jpghttp://www.seanax.com/wp-content/uploads/2009/04/bladerunner.jpg


(Ronin, de Frank Miller)

A influência que teve no mundo dos quadrinhos de fantasia durante o seu auge beira o incalculável; me arrisco dizer que, durante um certo período, ele pode ter sido O artista gráfico de ficção científica mais influente do mundo. Sua influência pode ser vista entre as muitas referências do Ronin de Frank Miller (imagem aí à direita); nos espaços e cenários mais fantásticos do erótico italiano Milo Manara; em certas coisas dos japoneses Hayao Myiazaki (Nausicaa, eu penso) e Katshiro Otomo (certas facetas da Neo-Tokyo e das máquinas de Akira); em fases jovens de vários artistas brasileiros da geração 70-80, como Mozart Couto; e muitos, muitos outros artistas do mundo todo.

Eu admirei muito Moebius na adolecência. Fiquei alguns anos afastado, quase sem ler mais e, recentemente, voltei a olhá-lo com admiração e prazer ao descobrir seu já bem antigo Tenente Blueberry. Blueberry, que antecedeu a consagração do artista na ficção científica, foi uma respeitada série de faroeste que eu já conhecia mas nunca tinha lido realmente (não tinha o mínimo interesse em faroeste na adolescência) até este ano, quando comprei um da fase tardia -- e mais bem desenhada -- da série. Me impressionei ao ver uma dimensão bela e desconhecida pra mim de um artista que eu já tinha como conhecido: o estilo muda muito, mas ainda assim ele está lá.

A verdade é que, apesar de seu campo de fama e excelência ser a fantasia, Moebius transitou por praticamente todos os gêneros ficcionais -- humor, terror, western, sci-fi, fantasia, super-heróis, erótico, infantil, policial -- sem preconceito e sempre com sua própria abordagem. Aliás, é possível dizer que uma característica comum sua é a mescla dos campos: histórias de fantasia sci-fi que incluem humor desbragado, erotismo e/ou terror, por exemplo.

Em pequenina homenagem, dois videozinhos (mais fácil que escolher e postar uma porrada de imagens...). Este primeiro é um slideshow de um conjunto de obras suas:




Este segundo, mostra o velho mestre em ação... é fantástico ver alguém tão versado e dominador de dezenas de técnicas clássicas e modernas de ilustração, transitar com tanta desenvoltura e naturalidade pela tela virtual.



Mas acho que quem lembrar do design de Moebius para o filme Tron (lá de 1982!!) não vai estranhar tanto isso.

Mais homenagens ao mestre francês:
http://kafekultura.blogspot.com/2009/01/moebius-vises-do-futuro.html
http://zooart-zooblog.blogspot.com/2008/11/quarta-feira-feliz-023.html
http://lambiek.net/artists/g/giraud.htm

Nenhum comentário: