sexta-feira, 12 de março de 2010

Glauco.

Não quero ser hipócrita aqui, eu não era fã do Glauco.  Mas já fui, e hoje acordei muito triste com a notícia do seu assassinato.

"Geraldão", acreditem quem quiser, representou sim, um estilo de humor agressivo e diferenciado.  Comprei a revista por algum tempo, e lembro, particularmente, de uma edição em que o pai dele voltava pra casa, depois de ter saído por um tempão para "comprar fanta", ou algo assim...e pra comer a mama, lógico!

Por mais boba que pareça tal coisa, lááááá nos anos 80 pouca gente usava a linguagem que Glauco utilizava, aliada com uma proposta gráfica interessante.  Creio que tenha sido isso que chamou a atenção de Ziraldo, Henfil, Laerte e Angeli.

Eu fui deixando de gostar do trabalho dele quando fui percebendo que o Glauco já não tinha idéias novas, para tirinhas...as coisas estavam muito iguais há muito tempo.  Humor tem disso...envelhece.  Ou melhor, humor não envelhece, mas piada sim.  Geraldão, Dona Marta, Netão...cada um desses personagens era uma piada específica, bem trabalhadas pelo Glauco há uns 20 anos.

Angeli, pra não ter o mesmo problema, matou a Rê Bordosa; Laerte abandonou seus personagens, para protesto de muitos fãs que não acompanham a nova proposta...mas vamos pensar assim: o que mais o Laerte poderia continuar fazendo com os gatos?  Ou com os piratas?  Talvez estivesse já uma coisa meio enjoada, ainda que o Laerte seja de uma capacidade fenomenal.

Resumindo: o terceiro amigo fará bastante falta sim.  Vai ser esquisito não vê-lo no seu espaço habitual na folha.  Sinto pela família e pelos amigos próximos, que ficaram consternados com essa situação.  Segundo todo mundo, Glauco era um cara muito legal, acessível e sem muita frescura com as coisas.

E fico querendo saber o que viria a seguir na série "amigos", aí embaixo,  na qual ele começou homenageando o Laerte.

P.S. Com essa história toda, descobri que o Glauco era de Jandaia do Sul, pertinho de Maringá.

Um comentário:

Marcel disse...

O estilo da morte também revolta um tanto. Foi uma morte besta.