quarta-feira, 3 de março de 2010

"Deus does not exist"


Mesmo sem ter escutado alguma música, muita gente já ouviu falar ou faz idéia de quem seja a cantora e compositora Björk. Muito menos gente já ouviu falar dos Sugarcubes -- a banda da qual ela fazia parte no fim dos anos 80.


Não é uma música nem um clipe que eu goste particularmente; fora a diversão de ver a Björk novinha, coloco aqui por causa do monte de comentários surgidos no youtube em torno dele, ao longo dos 3 anos que esteve disponível: quase 300!

Não foi surpresa nenhuma ver que esse número se devia não a uma discussão sobre o clipe em si (o qual não tem nada de mais mesmo), mas principalmente ao fato da letra da música ter a frase que é título do post. Ao que parece, a coisa começou engraçada, com pessoas perguntando sobre o que ou quem era esse "Deus" (e realmente, porque diabos os Sugarcubes escolheram falar logo "Deus" ao invés de "god" é algo curioso); assim que várias pessoas se deram conta do que significava, a coisa já desbancou para aquele tipo de discussão chatinha e interminável -- e, diga-se de passagem, parecidíssima com todas as que surgem: gente suscetível que se ofende com a simples idéia de alguém poder duvidar que exista um "Deus", seguida por non-belivers impacientes ou provocadores que fazem questão de mostrar aos primeiros quão burros eles são, e outros provocadores espertalhões que retrucam que estes segundos é que são estúpidos... e tudo com direito aos chavões de sempre, do tipo "Einstein belived in God". Arre!

(Bom que só no comentário 295, o último feito até o momento, alguém comenta: "deus is god in portuguese and galician")

O irônico da coisa toda é que a música -- como quase tudo da Björk -- está mais para uma brincadeira estranha do que um statement sobre qualquer coisa.

Mas talvez essa naturalidade da brincadeira seja justamente a parte ofensiva.



Anyway: ainda farei aqui um dia uma seleção dos meus clipes bizarros preferidos da minha islandesa favorita.

Nenhum comentário: