quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

...uma rima, não uma solução


Juro pra vocês: eu cresci tendo "Gabriel" como um nome extremamente incomum.

Do jardim-de-infância até o terceiro colegial, estudei em 9 escolas diferentes, em 4 cidades distintas: Rio Claro, Pirassununga, Campinas e São Luís. Eu estudei, portanto, com um MONTE de crianças e morei em vários bairros e cidades; não sou exatamete uma pessoa provinciana, nesse sentido.
Pois bem: só UMA vez nessa vida, e durante um único ano, eu tive algum colega de classe com o mesmo nome que eu: na pré-escola, em São Luís do Maranhão. (Engraçado que foram dois logo de uma vez. E.... um deles tinha sobrenome SARNEY.).
O resto do tempo, eu vi pouquissíssimos Gabriéis na minha vida, e excetuando o ano da pré-escola NUNCA MAIS vi nem conheci nenhum Gabriel da minha idade.
Durate os 5 anos do curso de arquitetura e mais 3 do mestrado (ou seja, 8 anos), fui o único Gabriel entre todos os alunos do Departamento, novos e veteranos (por lá abundavam Gustavos, Marcelos, Rodrigos, Rafaéis, Camilas, Marinas e Tatianas).

Sempre fiquei levemente irritado com a incapacidade de algumas pessoas de lembrarem meu nome -- fui CENTENAS de vezes chamado de Rafael e Daniel. (diga-se de passagem, conheci, estudei e fui amigo de várias pessoas com esses nomes)


Eu cresci aprendendo que Gabriel significava "enviado de Deus". Eu achava estranho, pois isso me parecia de certa forma definir qualquer "anjo" (que, por definição, é um enviado), e não algum em específico. Uma vez, encontrei um Gabriel que comentou comigo que todos os nomes de anjo indicavam alguma função ou atributo divino, e que "Gabriel" era raro por ter um significado meio pesado: "poder de Deus". (Embora ache a idéia interessante, até hoje não levo muito a sério que meu nome seria o do "poder"... mas não fui atrás de pesquisar o assunto.)


Tenho percebido, todavia, que as coisas foram mudando. Nos últimos anos, tenho sido bastante "chamado" por aí nas ruas.
Agora, volta e meia vejo por aí um gurizinho Gabriel. Já tive até dois alunos Gabriéis.


Mas eu não estava preparado para ler ISTO:



(.... o Marcelo já deve estar se rindo diante do computador, mas o leitor que não conhece minha família deve ser avisado: eu tenho uma irmã chamada Júlia.

E pior: tudo o que acabei de falar aqui sobre a raridade do meu próprio nome meio que vale para o dela também: eu NUNCA conheci pessoalmente alguma Júlia que não fosse minha própria irmã!
Vou perguntar se ela conhecia...)



Pois é. Daqui a algo entre 15 e 18 anos, terei vários alunos xarás.
Não está fácil me acostumar com a idéia; após quase 30 anos vestido com esse nome, meio que gosto da exclusividade.

Como disse Harvey Pekar, what's in a name?


Bookmark and Share


 

7 comentários:

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

kkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!

Cara, eu não tinha a menor noção disso. O mais engraçado (a Júlia sabe disso), é que numa conversa entre eu, ela e a Paula, eu disse que Júlia é um nome que eu já cogitei muito para uma possível filha, enquano a Paula, queria Gabriel para um menino...ninguém sabia disso.

Eu estou acostumado: acho que quando nasci teve uma leva muito grande de Marcelos: no Marista, éramos 3 na mesma turma e mais dois professores de matemática, que nos davam aula em dias alternados. Na engenharia civil, éramos SEIS Marcelos na mesma turma.

Gabriel G; disse...

Hehehehe, acho que ou você ou a Júlia mesmo já tinham comentado isso comigo!
Bem, espero que você e a Paula não mudem de idéia devido a essa atual "banalização"... :)

Gabriel G; disse...

Ah, mais um detalhe curioso: na minha vida escolar e universitária, encontrei muito mais "Gabrielas" do que "Gabriéis". "Gabriela", ao que parece, era um pouco mais usado... ou foi puro acaso de eu conhecê-las.

sandramilk disse...

Gabriel: hebraico: "homem, herói de Deus, enviado de Deus".
significado do nome Gabriel: "DEUS ENVIOU" ERA O NOME DO ANJO MENSAGEIRO DE DEUS À VIRGEM MARIA.
A terminação 'el' sempre se refere a Deus...
Adoro seu nome...Além de adorar o Gabriel Garcia desde a adolescencia , tenho 2 sobrinhos com este nome.
TÔ COM SAUDADES....

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

E esse é o Gabriel: um herói de Deus!

Pedro Caluzni disse...

Engraçado! Bela observação!

bruno azevêdo disse...

gabriel,
não adianta criar histórias. você e a jília SÃO A MESMA PESSOA. pronto!