quinta-feira, 5 de novembro de 2009

DIA DO DESIGNER


Até o ano passado eu era professor num curso de design. Hoje, então, dou meus parabéns a todos os colegas de aula que, diferentes de mim, ERAM designers, e para todos os meus alunos-futuros-designers.

Em homenagem a meus alunos, vai aqui um post que quero colocar há quase 1 ano aqui no blog.

Vou finalmente mostrar aqui alguns resultados de meu último ano de professor na disciplina "Plástica" no curso de Design de Produto da Universidade Estadual de Maringá (disciplina que ministrava então pela segunda vez, em boa parceria com o professor Rodolfo Myiamoto, que entrava nela pela primeira vez e que também era arquiteto)

Plástica é uma das disciplinas básicas do curso, ministradas aos alunos calouros, que tem como objetivo introduzir a experimentação e desenvolvimento de percepção quanto à forma tridimensional (curiosamente, ela tem o mesmo nome da disciplina muito semelhante que tive no meu primeiro ano de arquitetura, ministrada pelo excêntrico e fantástico Spencer Pupo Nogueira)

No último trabalho, resolvemos fazer uma coisa nova nessa disciplina: o último objeto plástico criado pelos alunos deveria ser completamente funcional, e deveria ocasionar uma exposição para toda a escola.

Escolhemos propor aos alunos a construção de luminárias. Em grupos de 3, os alunos deveriam bolar uma "linha" de luminárias. Teriam de fazer 1 tipo diferente de luminária para cada membro do grupo (p.ex: luminária de mesa, de teto, de chão, de parede...); mas todas teriam de ser visivelmente aparentadas, semelhantes entre si. Discutidos e definidos os temas e características grupais, cada aluno deveria desenhar e construiu a sua própria luminária, além de fazer cartazes, textos e desenhos de apresentação.

Abaixo, alguns exemplos dos objetos feitos pelos alunos.



(Cada exemplar aqui é de uma "linha" diferente. As fotos são minhas.)

O conjunto resultante ficou em exposição durante 2 semanas. Como professor, fiquei muito feliz com o resultado e com o amadurecimento que trouxe para os alunos que então terminavam seu primeiro ano de universidade. Foi certamente animador ver o impacto que a exposição ocasionou nos alunos do curso como um todo e, em especial, nos alunos da disciplina.

Gostaria muito que a iniciativa inaugurasse uma espécie de tradição para os primeiros anos do curso, mas não sei se isso será repetido este ano pelos novos professores.

Seja como for, é uma dessas coisas que me deixaram satisfeito em ser professor.


Bookmark and Share


 

5 comentários:

Carla Colombo disse...

Gabrieeeeelllll!!!! Adoreei ver os trabalhos aqui! Muito bom o post :) Só pra constar, esse ano os calouros vão fazer luminárias também!
Nós aqui sentimos sua falta! Abraços! Feliz Dia do Designer tbm!

Gabriel G; disse...

Olá, Carla!
Obrigado por comentar aqui. Também sinto falta do pessoal do Design!
Fico feliz em saber que as luminárias continuam, vou querer ver os resultados finais depois! Abraços.

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Nossa, que bacana! E as fotos ficaram muito boas também...são relativamente complicadas, por conta da diferença de luminosidade das lâmpadas com as partes pouco iluminadas das luminárias. Parabéns!

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Nossa, que bacana! E as fotos ficaram muito boas também...são relativamente complicadas, por conta da diferença de luminosidade das lâmpadas com as partes pouco iluminadas das luminárias. Parabéns!

Gabriel G; disse...

Nada que uma Nikon D40 e um tripé não resolvam... hehehe! Valeu, Marcelo.