quinta-feira, 5 de março de 2009

Uma pequena revelação

Scott McCloud é para mim um dos maiores gênios que já se envolveram com a linguagem dos quadrinhos. Pouquíssimas pessoas entendem o meio com a amplitude e profundidade dele.

McCloud é cuidadoso e polido em seus livros; não é afeito a se meter em brigas. Ainda assim, sempre tive a impressão de sentir nas entrelinhas de sua discussão formalista de forma e percepção, que ele possuía sim uma opinião política muito bem colocada -- e que eu simpatizava com ela.

(Bem... só o fato de seus três livros sobre HQ mencionarem a palavra política -- e com caultela visível -- já indicava que havia lá uma opinião possivelmente forte.)

Aí, agora há pouco pude ler estas duas HQs-on-line (feitas especificamente para a internet) nas quais McCloud trata especificamente de política -- e mostra que sua posição é, felizmente, a que eu esperava. Mais um sinal que, diante da "era Bush", o nível de absurdo foi tal que mesmo os mais discretos não deixaram de se manifestar.


http://www.scottmccloud.com/1-webcomics/mi/mi-23/mi-23.html



http://www.scottmccloud.com/1-webcomics/mi/mi-24/mi-24.html



McCloud, juntamente com Art Spiegelman, faz parte desse grupo de seres humanos nos quais podemos ver o que há de especificamente bom e espetacular nos EUA.


Bookmark and Share

3 comentários:

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalho!!!!!!!!

Muito bom!!!! A chamada para a "Bucket Full o´kittens" é genial, além da história em si e a forma escolhida para representação. Preciso ler os três livros...

quando, Gabriel?

Gabriel G; disse...

Rapaz, posso te trazer os livros nessa minha ida agora a Maringá... você me diz. Quer os 3 de uma vez ou vai um de cada vez? (tenho também versões dos 3 escaneados em computador)

Gabriel G; disse...

O McCloud é um tremendo pioneiro na exploração do hipertexto e do computador como meio para narrativas gráficas...