sexta-feira, 27 de março de 2009

Fazendo 1

Este conjunto de 3 posts é para pessoas realmente interessadas em quadrinhos -- ou seja, que se interessam não só pela sua leitura, mas por como são feitos.

Em uma fuçada simples pelo google atrás de tiras do Angeli, um dos "efeitos colaterais" (ou seja, aqueles "resultados" que não te ajudam em nada) que encontrei foi um blog que tinha um vídeo de uma HQ sendo desenhada. Mais precisamente, uma webcomic, história em quadrinho formatada para a publicação e leitura na internet. Eu nunca tinha ouvido falar da HQ -- Octopus Pie é o nome -- mas achei o desenho bem interessante, bem como sua temática. O vídeo, apesar de longo, era superlegal. Fui no cêtubo e achei mais vídeos.

Assim, uso os dois posts abaixo para fazer uma interessante comparação: o primeiro vídeo longo mostra a confecção de uma página de HQ da maneira "amalógica": mão, lápis, tinta, etc. O segundo mostra uma página sendo confeccionada inteiramente por meios digitais, do esboço inicial até o resultado final.


Achei os vídeos todos muito interessantes porque eu, apesar de minhas parquíssimas experiências com HQ, já produzi com ambos os métodos -- e também com situações intermediárias, envolvendo esboço "analógico" e finalização "digital".


Bookmark and Share

Nenhum comentário: