segunda-feira, 17 de março de 2008

pra não esquecer



Esse post do Gabriel aí embaixo me trouxe uma lembrança. Por mais que eu tente não usar este espaço para promover campanhas esquisitas, elas insistem em aparecer. O texto transcrito abaixo saiu na página de ciências do maior jornal do Brasil:
__________________________________________

BOA AÇÃO

Golfinho salva baleias de encalhe
DA ASSOCIATED PRESS
Um golfinho salvou duas baleias moribundas da morte por encalhe na Nova Zelândia, guiando-as em segurança para o mar, afirmaram testemunhas.
O ato do animal, uma fêmea da espécie nariz-de-garrafa apelidada Moko, deixou boquiabertas as pessoas que tentavam ontem resgatar as baleias e um especialista, que viram naquilo uma evidência da natureza "amigável" desses animais.
As baleias, dois cachalotes-pigmeus (aparentemente mãe e filhote), se desorientaram e encalharam numa praia a 500 km de Wellington, capital do país. Uma equipe de resgate tentou por mais de uma hora conduzi-las de volta ao mar, mas elas encalharam mais quatro vezes e se recusavam a voltar ao mar.
Foi quando Moko apareceu, aparentemente atraída pelos chamados de agonia das baleias. Metendo-se entre o grupo de resgate e os animais, ela fez com que as baleias nadassem em direção a um canal na saída da praia.
__________________________________________

Pra quem não se lembra, uma das primeiras campanhas promovidas aqui no WSR foi a de proteção desses peixes alados fantásticos. Aquela campanha rendeu ao blog o selo de "Blog Amigo dos Golfinhos".


No já distante 24 de novembro de 2004, a Folha publicou uma outra notinha sobre essas criaturas, e confesso que essa foi uma dessas coisas que mudaram a minha vida: de repente eu via a necessidade de interromper o meu estilo de vida não amigável aos golfinhos, começando por este blog. A notícia de 2004:

__________________________________________

Golfinho salva nadadores de um tubarão DA REUTERS

Um grupo de golfinhos protegeu nadadores de um tubarão na Nova Zelândia. Três salva-vidas e uma menina de 15 anos nadavam a cem metr
os da praia quando os golfinhos os cercaram. "Eles começaram a nos reunir, fazendo círculos", disse Rob Howes, um dos salva-vidas, que tentou se afastar e viu um tubarão branco de três metros, mas foi logo trazido de volta pelos golfinhos, segundo seu relato.


__________________________________________

As garantias assumidos pelo WSR e sua equipe para conquistar o selo "Blog Amigo dos Golfinhos":


1. Este blog não prejudica, de maneira nenhuma os golfinhos.
2. Este blog não utiliza redes de arasto ou traineiras para a pesca do atum.*
3. Os criadores desse blog não possuem roupas, ou acessórios pessoais feitos de partes de golfinhos.
4. Os criadores desse blog não tomam chá de genitálias de golfinhos para melhorar seu desempenho sexual - muito embora os benefícios trazidos chá de genitália dessas criaturas mágicas e boazinhas estejam relatados nos mais diversos estudos científicos.**
5. Os olhos secos de golfinho que por muitos anos decoraram a minha escrivaninha são na verdade olhos de cabritos.
*Não, nós não pescamos atum. Nem nas férias. Não, o que o Gabriel pesca são peixes-boi. **Segundo a medicina chinesa. Já viu algum chinês equivocado? E chinês brocha, já viu? E golfinho brocha???



Bookmark and Share

Nenhum comentário: