sábado, 14 de julho de 2007

Rio 2007

Um dia desses o Gabriel me mandou um e-mail denunciando vários esquemas de corrupção envolvendo a realização do pan do Rio. Confesso que não tinha muita novidade pra gente boba como eu, que acompanha a imprensa esportiva...essas coisas já vêm sendo denunciadas há uns dois anos.

O que acontece então? Porque ninguém interviu nisso?

Sem querer defender o gevorno Lula nesse post específico, mas um argumento joga a favor do atual presidente: o evento foi pleiteado e conquistado ainda na era FHC. Não é desculpa, pois a infinita maior parte da dinheirama gasta no evento é desse atual governo.

Acho que realmente o governo federal ficou refém desses jogos, como já vem sendo dito há muito tempo. A prefeitura do Rio, à época da candidatura assumiu com a maior parte do ônus dos jogos, pra depois não ter como bancar e ameaçar o governo federal com a má reputação que um fracasso nos jogos poderia trazer.

Passado isso tudo, eu estava pronto pra torcer, sempre achei que os carnavalescos do Rio seriam capazes de organizar uma abertura à altura daquelas que assistimos em olimpíadas.

O que me chocou (ou não), foia falta de civilidade e educação por parte da platéia presente na cerimônia de abertura, no Maracanã: vaias ao presidente da república, às delegações da Bolívia, Venezuela e Estados Unidos.

Absurdo.

O que tem os atletas venezuelanos a ver com o que pensa ou faz Hugo Chavez? Ou americanos com o Bush? O Pan supostamente é a olimpíada das Américas, e o que se viu hoje foi pura falta de espírito olímpico, pura ignorância mesmo.

Quanto às vaias ao Lula...é preciso saber distinguir o homem que exerce o cargo do cargo. Quando um chefe de estado discursa na abertura de jogos, o faz representando todo o povo do país. Queiram ou não, Lula foi eleito democraticamente, com ampla maioria e apresenta bons índices de aprovação.

O problema é que esses ingressos custam caro, quem vai à uma abertura de jogos panamericanos geralmente faz parte de uma elitezinha semi-educada, leitora de veja, eleitores dos Collors, ACMs e Malufs da vida.

Quem vaiou Lula ontem, esqueceu que está pagando ingresso num evento que representa um enorme desvio de dinheiro público. As mesmas pessoas que vaiaram Lula aplaudiram efusivamente o Nuzman e o César Maia, como se estes fossem heróis. As mesmas pessoas que vaiaram o Lula elegeram o casal Garotinho pro governo do seu estado...não sei se ainda entra nessa história o fato de Lula ser "paulista".

De qualquer forma, atitude muito infeliz de nossa parte, televisionado para o mundo todo, justamente num momento em que o Brasil vem lutando para recompor sua imagem no exterior, com algum sucesso.

Se a organização do Pan está envolvida em esquemas de desvio de recursos ou não, é outra história. Os atletas não tem nada com isso, e obviamente, estão todos muito felizes em competir num evento desse porte em casa. Só espero que passado o fuzuê todo se investigue muito bem o que aconteceu e que os responsáveis sejam punidos.

Quanto à falta de educação, civilidade e cidadania do nosso povo...sei lá o que fazer.


Bookmark and Share


2 comentários:

Gabriel G; disse...

O Luís Nassif dedicou um post interessante a respeito da vaia ao Lula... o link é http://z001.ig.com.br/ig/04/39/946471/blig/luisnassif/2007_07.html#post_18900333
. Aliás, já deixo recomendado aos poucos que lêem isto aqui que acompanhem as discussãoes de política, economia, imprensa e variedades (esportes incluso, hehe) do Nassif. Vale a pena!

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Gabriel: em primeiro lugar, o link que você postou tá incompleto, falta um "ml" no final, depois do "ht".

Segundo: Interessante mesmo, mas acho que ele tirou o corpo fora da discussão...coisa que eu, se tivesse esperado um pouco mais antes de postar talvez tivesse feito. Li muita gente respeitável concordando com as vaias e também as condenando.

Li várias discussões a respeito das vaias nesses dias de Pan, e a conclusão a que se chega é de que talvez seja mesmo um fenômeno carioca, ou coisa do Maracanã. Tem um país atacando o Rio e os Cariocas, que acusam os paulistanos de invejosos...

Mas que continuo indignado ao ver as menininhas de 15 anos da ginástica sendo vaiadas no pódio depois de ganhar a medalha...na minha opinião, é falta de educação mesmo, estivesse eu lá, com meus 10 anos de idade, vaiando essas meninas acho que tomava uns tabefes (claro, isso na época em que criança tomava uns tabefes - sem querer defender qualquer posição acerca deste último assunto).