terça-feira, 8 de maio de 2007

37% dos evangélicos acham que são espertos demais

Também saído do caderno especial da Folha do último domingo, este sim, um artigo engraçadíssimo:

Em pesquisa Datafolha realizada entre os anos de 2006 e 2007, foi perguntado aos entrevistados se concordavam ou discordavam de algumas frases.

Pergunta: Concorda ou discorda das frases:

1) "Os católicos não praticam sua religião."

Concorda: 61%
Discorda: 28%
Outras respostas: 11%

* 65% dos evangélicos concordam

Ok, meio óbvia essa primeira constatação...eu mesmo não tenho mais amigos da minha idade que realmente frequentem a igreja com assiduidade ou que cumpram com o que manda a igreja. Só reforça a hipocrisia de quem defende um papa com unhas e dentes mas jamais vai deixar de fazer nada daquilo que gosta aos domingos - futebolzinho e cerveja - ou no resto vida - aborto, sexo pré-nupcial, entre outras coisinhas.

2) "Umbanda é coisa do demônio."

Concorda: 57%
Discorda: 27%
Outras respostas: 16%

* 83% dos evangélicos concordam

Bom, também não surpreende. Para a grande maioria da população, umbanda, candomblé e quimbanda é tudo a mesma coisa: macumba. E macumba é coisa do demo. É que brasileiro adora achar que não é nada racista...mas não tem "estômago" pra assistir uma pulação de negros incorporando espíritos. Tenho a impressão de que se afirmassem que os rituais evangélicos de exorcismo, mostrados na TV exaustivamente, são coisa do demônio menos gente concordaria. E isso porque lá rola mesmo o demo!

3) "Os muçulmanos defendem o terrorismo."

Concorda: 49%
Discorda: 27%
Outras respostas: 24%

* 40% dos espíritas discordam

Bom, nenhuma novidade nessa...fica pela força do estereótipo e dos acontecimentos recentes. A única coisa que chama atenção nisso é a propagandinha da Folha pró-espírita, ao ressaltar o fato de que mais deles discordam.

4) "Os judeus só pensam em dinheiro."

Concorda: 49%
Discorda: 29%
Outras respostas: 23%

* 50% dos católicos concordam, único grupo acima da média

HAuhAhuHahUahUhauHauhUahuHauHauhUahhauhAU!!!!!!!!!!!!!!! Pô, fiquei até constrangido com essa aí, isso é pergunta que se faça? Fico impressionado, já que a comunidade judaica no Brasil é tão pequena...a maioria das pessoas nem sabe o que são os judeus. Os fatos recentes indicam outra coisa...pelo menos o Henry Sobel que só pensa em gravata.

5) "Os evangélicos são enganados por seus pastores."

Concorda: 61%
Discorda: 26%
Outras respostas: 13%

* 37% dos evangélicos concordam

Bom...eu concordo. Impressionante o fato de que de todas as afirmações acima, esta é a mais unânime. Empata com o fato de que os católicos não praticam a sua religião, mas não tem o mesmo peso. E é a afirmação com a menor discordância, 26%. E 37% dos próprios evangélicos concordam. Porque vão ao culto então? Daí o título do post.



Bookmark and Share


 

Nenhum comentário: