domingo, 11 de março de 2007

O EU descafeinado

Li há uns dias que, no fim do ano passado, a revista Time declarou como “personalidade do ano” de 2006... quem? quem? Ora, quem mais? Eu e você, internautas-websiters-blogueros! Participantes criativos, livres e desbravadores dessa grande e nova ciberdemocraciaglobalizada!!!
Não é uma gracinha?

Slavoj Zizek comentou a decisão da Time. Ó só um trechinho:

A inércia própria à realidade desaparece magicamente na atividade de navegação harmoniosa no ciberespaço. Encontramos hoje no mercado uma multidão de produtos privados de sua propriedade maligna: o café sem cafeína, a nata sem gordura, a cerveja sem álcool... A realidade virtual do ciberespaço simplesmente generaliza esse procedimento: ela oferece uma realidade privada de sua substância. Assim como o café descafeinado tem o gosto e o odor do café real sem sê-lo, minha ciberidentidade, o “você” que eu vejo na tela do computador é já sempre um eu descafeinado.
O texto inteiro está no blog da Katarina (que foi quem traduziu).
Foooda.


Bookmark and Share

Nenhum comentário: