quarta-feira, 14 de março de 2007

Chá pra Pérsia

Vi agora na tv: presidente do Irã ficou irado (sorry) com o filme "300 de Esparta".

Não saiu aqui ainda. Mas a história original -- HQ do Frank Miller -- é consideravelmente racista. Já falei em outros lugares que, a despeito de sua narrativa ótima, a HQ tem uns laivos impressionantes de facismo.
Os Persas-oriente são arrogantes, desumanos, insensíveis e estúpidos. Xerxes (que será o Rodrigo Santoro) tem lá um quezão afeminado mesmo.
Os gregos-ocidente são, já naquela época, guardiões de tudo que é bom e verdadeiro -- incluido a "razão", a "letra da lei" e a "liberdade"(??!) ... seu único defeito é serem duros e ásperos...


Bão, se eu fosse persa, ia achar isso tudo uma bosta também.


Bookmark and Share

4 comentários:

Anônimo disse...

Quem conta a história se coloca no melhor papel. Gosto dessa HQ do Frank Miller e não acho-a racista.

Veja bem, os Persas é que eram os 'imperialistas' e os gregos não eram unidos. Lembro-me que no gibi, Leônidas "elogia" os atenienses: "Se aqueles pederatras puderam dizer não..." E com essa lógica ele não se rende aos persas.

Enfim, o ocidente já nasce dividido!

Gabriel G; disse...

Ao invés de "racista" coloquemos então "preconceituoso".

"Se aqueles pederastas puderam dizer não..."
aí está outro preconceito. Não porque retrata as desavenças evidentes entre espartanos e atenienses (isso é lrgal), mas porque pinta os espartanos como machões (hahaha, pra cima de muá, essa?), quando na verdade a Grécia inteira era bem viadosa. É quase como se, por serem os heróis duros e fortes, eles não fossem homossexuais... enfim, o velho MITO DO FODÃO que é uma das bases da cultura gringa.

E os gregos eram também imperialistas pra caralho, só não tinham o poder dos Persas. Além disso, também eram -- como os persas -- civilizações escravistas. Mas os espartanos na HQ são racionais e ascéticos e lutam pela LIBERDADE, enquanto os persas são corruptos, sensualistas e querem escravizar o mundo...
Meu medo é que esse tom caricato-meio-preconceituoso da HQ seja ampliado nesse filme pós-11/09. E aposto que vai ser.

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Gabriel G; disse...

Já verifiquei... e escrevi um texto longo pra caramba a respeito. :)