segunda-feira, 19 de março de 2007

As fronteiras da ciência

Ontem tive uma interessante discussão com o Gabriel a respeito do futuro das ciências e da tecnologia. Falávamos sobre o fato de que a nossa geração está muito acostumada à mudanças, afinal, vivemos a transição do universo real para o universo virtual. Talvez as gerações atuais já não tenham uma infância tão proveitosa quanto a nossa, não sei...

Mas enfim, nesse ritmo de evolução tecnológica cada vez mais rápida, se torna difícil especular sobre que inovações estão por surgir. Quando será que a nossa geração assistirá a um momento de verdadeira revolução científica? Claro, já presenciamos a revolução cibernética, mas tudo que vemos agora é a evolução de um mesmo conceito. Não é difícil imaginar quais serão os próximos passos da integração dos computadores em nosso dia-a-dia. Casas controladas por computadores, TV digital, etc...

Agora a viagem: aqueles modelos matemáticos da física teórica, que estebelecem que o universo tem 10, 11 ou 12 dimensões...que diabos é isso? Como nós, com nossas percepções 3D podemos compreender tal coisa?

Será possível que fenômenos que se manifestam nessas outras dimensões interfiram diretamente no nosso mundinho 3D? Aparentemente sim, uma vez que esses fenômenos são estudados à exaustão. Penso que será algo extraordinário quando alguém, finalmente conseguir dar uma aplicação prática para esses fenômenos, fazer com que possamos manipular propredades dos objetos em outras dimensões, tornando nossos produtos mais leves, melhores, mais saborosos e os pães mais fresquinhos. Quem sabe?




Bookmark and Share

4 comentários:

Gabriel G; disse...

Hahahaha! Não esperava que saísse tão rápido!

Pra completar a linha de higiene dental, poderíamos também lançar o FIO DENTAL HEPTADIMENSIONAL.

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Sei lá Gabriel...

temo que um fio dental heptadimensional possa limpar nossos dentes em níveis que nós nem desejemos.

Gabriel G; disse...

Alguém lembra do duende da quinta dimensão inimigo do super-homem, o mxlplqk?(ou coisa semelhante)

Anônimo disse...

Interessante. Esses dias peguei para ler aquele "O Universo em uma Casca de Noz", que é meio que um "o universo for dummies" do Hawking, e acabei de ler exatamente a parte que ele explica (e eu me engano que entendo) as n-dimensões. Precisamos desenvolver um raciocínio extremamente abstrato para começar a compreender esses tipos de teorias.