terça-feira, 24 de agosto de 2010

The dream is over

Pára tudo. Pára tudo.

Silêncio.




Asterix agora faz propaganda de McDonald's.


Não por acaso, a cena usada é justamente a cena-tipo dos gauleses comemorando ao final de cada história de Asterix. Muito apropriado; citando o Koolhaas, call it closure.


Não, não há hambúrgueres de Javali.


Os romanos venceram.










(obs: A morte é sempre inclemente. Mas hoje certos cadáveres culturais são empalhados e levados de um lado para outro em procissão, como um estandarte, um boneco de Olinda ou uma imagem de Santa.)

6 comentários:

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Tinha visto isso e pensado em te mandar um e-mail, acabei esquecendo. Horrível.

Unknown disse...

Engraçado que lendo o teu post agora, me veio uma sensação que não tive quando te mandei o link: a cena pareceu muito silenciosa, uma cena apenas em toda a sua mudez. Provavelmente tive essa sensação pela frase que usastes, "Silêncio". Muito apropriada, Gabriel.

As festas gaulesas eram deliciosamente barulhentas ao final de cada história. Agora, apesar da cor, das caras de felicidades, está muito silenciosa.

Marcel disse...

Os romanos venceram? Não sei não, as legiões romanas já não tinham poder para ajudar os anglos a domarem os celtas em nome do rei Arthurius...

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Acho que o ponto não é bem esse...

Marcel disse...

Ficou estranho meu comentário... Não era o ponto mesmo... Acho que eu quis dizer que a cultura do fast food é puramente americana... Mas nem eu sei o que eu queria dizer então fica sendo isso ai mesmo... Caso eu esteja me enganando que se foda é só uma propaganda feita pelo porra do Asterix...

Marcel disse...

Ah sim, também não quis dizer que o Asterix é uma "merde". Mas é que apesar do espanto, o Asterix é um produto comercial e como tal acaba sendo natural que faça propagandas de grandes empreendimentos. Se o Asterix é ou foi "cult", faz tempo que ele é um produto comercial, em que pese o humor francês naturalmente inserido em seus quadrinhos e as criticas ao imperialismo. Afinal, temos filmes, jogos (me lembro de alguns da época do Master Systen) e salvo engano há um parque temático do mesmo.
Assim, ao meu ver, faz tempo que o Asterix, Obelix e Cia, tomam Coca-Cola ao invés da poção mágica do Panoramix.
Sei que é triste, mas acho que "Roma ganhou" faz tempo já...
De qualquer forma, ficou um personagem simpático para as crianças.