domingo, 4 de julho de 2010

ofensa gratuita

Para que a minha afirmação de que a nata do jornalismo nacional se concentra nas redações esportivas não ficasse sem respaldo, a Globo, através do canal Sportv colocou no ar uma das matérias mais absurdas de que se tem notícia.

A reportagem fala sobre a participação paraguai na Copa, muito digna, diga-se de passagem.  A princípio, as piadas com o Paraguai comçaram com a promessa da modelo Larissa Riquelme de fazer um strip-tease em mcaso de classiicação para as semifinais do mundial - o que, ao contrário da promessa de Maradona, certamente aumentou o contigente de torcedores do selecionado guarani.

              Larissa Riquelme, à esquerda, torcendo por sua seleção em Assunção

Bom, até aí vá lá...a promessa da modelo obviamente chama a atenção, seria natural que a imprensa veiculasse e explorasse a situação.

O problema, é que, durante a reportagem, segue um festival de ironias e piadas que ridicularizam a cultura paraguaia: paisagens, cidades, gastronomia, moeda nacional, música...coisa de muito mal gosto mesmo, lamentável.  O vídeo tá aqui embaixo:


Exceção talvez feita aos programas humorísticos, pra mim é realmente difícil entender que um repórter viaje a um país para fazer uma matéria dessas...não que seja proibido, mas o cara pegou pesado e nem é engraçado - aliás, o jornalismo esportivo está numa fase em que há muitos repórteres engraçadinhos.  Mais difícil ainda é lembrar que certamente existe alguém na Globo responsável por verificar se tal coisa poderia ou não ir ao ar.  Os gênios responsáveis por tal estupidez certamente acreditam que se tratava de uma piadinha inocente, incapaz de ferir o orgulho de um povo justamente em um período em que os "orgulhos nacionais" estão tão em alta, depois da melhor campanha da história do Paraguai.

Hoje, o principal jornal do país publicou nota em repúdio à reportagem da Sportv, que deveria, no mínimo, pedir desculpas públicas.  Pra quem quiser ler a nota do La Nación, o link está aqui.

E pra quem ficou triste com a desclassificação paraguaia antes das semis, Larissa prometeu que fará o Strip mesmo assim, como "consolo" aos jogadores que de fato foram muito esforçados.


4 comentários:

Marcel disse...

Eu gostaria de ver as fotos da paraguaia... hehehe...
Quanto a reportagem foi de péssimo gosto mesmo

Gabriel G; disse...

Eu já tinha visto essa barbaridade. Se fosse coisa do pessoal do Pânico na TV, ao menos haveria feeling na piada.

Se você vai ser de uma só vez machista, preconceituoso e grosseiro, você deveria OBRIGATORIAMENTE ser muito engraçado.
(Ou então ser castrado com alicates de unha. ha.ha.ha.)

O Arnaldo Branco já falou sobre isso numa coluna: a proliferação de gente que se acha engraçada e, na verdade, só é grosseira mesmo.
(O mundo anda cheio de Michael Scotts por aí...)

Gabriel G; disse...

(.... os caras que botaram o vídeo no Youtube poderiam pelo menos ter escrito "menosprezando" corretamente.)

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

"O mundo anda cheio de Michael Scotts por aí..."

é isso.