domingo, 13 de dezembro de 2009

Cidades (apenas) Visíveis

Me passaram recentemente o link (valeu, Pinha!) para esta notícia: A revista The Architect's Journal elegeu as 5 maiores cidades das histórias em quadrinhos.
("maior" não no sentido de tamanho, capisce? Embora a lista possa dar essa impressão... é um "top 5")

Muito interessante. Aí abaixo vai o vídeo.



Mais interessante ainda que o vídeo, pra mim, foi a lista completa das 10 maiores cidades das Histórias em quadrinhos, que possuía algumas que eu ainda não conhecia.
A lista completa, em ordem descrescente (com links):



10 - Radiant City (não conhecia mesmo.)


9 - A Cidade Inca de Titin (li poucas histórias do Tintin, e portanto não conhecia essa cidade)


8 - Metropolis (acho que dispensa apresentações. A versão da super-cidade exemplificada no link é desenhada pelo Frank Quitely, desenhista fabuloso)


7 - Urbicand (também não conhecia, e achei interessantíssima. Desenhista extraordinário, bem europeu)


6 - Gotham City
(Também dispensa apresentações)


5 - A cidade de "O longo amanhã", de Moebius (esta especificamente eu não conhecia, mas as cidades de Moebius têm me fascinado há muito tempo. Detalhe: há um erro no site. A última das imagens não é dessa cidade, mas da megacidade de O Incal -- que, na verdade, é praticamente igual)


4 - A New York do Demolidor (Daredevil) (Eles falam aqui, especificamente, da H.Q. A queda de Murdock, excelente obra do Frank Miller na época em que ele dava no couro. Bem, eu não colocaria a cidade nesta posição do ranking... mas valeu a menção. Embora N.Y. seja cenário de vários dos heróis da editora Marvel -- Quarteto fantástico e Homem-Aranha, só pra citar, são novaiorquinos de carteirinha -- a cidade adquire outra dimensão no Demolidor de Frank Miller: a cidade é fitada a partir de sua suburbanidade, suas áreas mais pobres e criminosas)


3 - A Londres de From Hell, de Alan Moore e Eddie Campbell. (boa escolha!)


2 - A Chicago de Chris Ware (Ware, Fabuloso gênio louco, faz várias HQs passadas em Chicago -- incluindo a sua mais famosa e ultrapremiada "graphic Novel" Jimmy Corrigan, que comprei pela Amazon e estou a ler agora.)


1 - Mega City One (bem se vê que a Architect's Journal é uma revista Inglesa!! Mega City One é bem interessante como metrópole futurista distópica, mas o primeiro lugar só se explica mesmo pelo "impacto regional". Pra quem não sabe, Mega City One é cenário de Judge Dredd, HQ inglesa de grande sucesso e que na década de 90 virou filme... com Sylvester Stallone como protagonista.......)



Bem. Tudo muito legal.
Mas critico duas grandes faltas nessa lista:

1. Caramba, cadê o Will Eisner? O maior cronista urbano das histórias em quadrinhos! Sua New York é ao mesmo tempo cenário e personagem de dezenas de histórias!! Imperdoável. Deixá-lo de fora requisita explicações detalhadas...


2. onde está a Neo-Tokyo de Akira, de Katsuhiro Otomo? Uma história de grande sucesso, com mais de 1800 páginas TODAS passadas dentro de uma única cidade (com a exceção de algumas cenas num porta-aviões em alto-mar e duas cenas curtas no espaço sideral...), no qual a cidade é detalhada primorosamente e é um participante absoluto do clima e enredo da história...



Será que o Mangá de Akira não fez muito sucesso na Inglaterra? Ou será que já foi esquecido? Ou simplesmente preferiu-se privilegiar autores ocidentais? Ficam as dúvidas.


Bookmark and Share


 

2 comentários:

bruno azevêdo disse...

lá vai minha opiniçao de leigo:
eu votaria na londres do from hell.
pra mim, essa eleição tá vendo a cidade pelo elemento da constução, não considera muito as pessoas nem a função das cidades na narrativa das hqs que nelas se passam (se sim, o eisner estaria na lista).
e nessa, do inferno (que tbm é uma hq gigantesca passada majoritariamente um uma cidade) é a mais "orgãnica" delas porque explora a cidade através de sua geografia ("the sun" não é por acaso, nettley) e temporalidade (tá tudo superexposto. será que o homem chegou nese tempo que tudo é visível e não existe mais a capacidade de contemplação), o moore narra à partir da memória da cidade, não narra a cidade à sua memória.

Carlos felipe disse...

Esqueceram de dizer que muitas destas cidades foram inspiradas no Metrópolis do Fritz lang.

Gostei da lista e tb senti falta das apontadas por vc Gabriel.

De fato o Eisner não criou uma cidade, apenas retratou Nova York. Mas From Hell tb faz apenas isso. Na Liga Extraordinária a imagem de Londres é bem mais interessante, do ponto de vista arquitetônico.