sábado, 15 de agosto de 2009

Exercício (12)









Explicando a "piada"...

Galera, isto aqui foi uma apropriação/brincadeira com a Graphic Novel From Hell, de Alan Moore e Eddie Campbell (lançada em português como "Do Inferno"): uma ficção perturbadora e mística baseada nos assassinatos do século XIX que foram creditados a um tal de Jack the ripper.
Cortei e justapus pedaços da HQ e coloquei nas falas a letra de Are You Experienced, de Jimmy Hendrix...

Acho até que essa brincadeira faria sentido pro Moore (se ele acharia boa, é outra questão). Mas é necessário ler a obra -- e, claro, ouvir a música -- pra entender o porquê...



Se interessar a alguém, aqui vão mais detalhes:

A idéia me veio ao lembrar de uma cena específica do final da Graphic Novel. Todos os quadros em branco e preto que usei saíram dessa cena. Nela, o Dr. William Gull (médico da coroa britânica e também assassino estripador) pergunta ao jovem Sr. Lees (um desafeto de Gull e um pretenso "Vidente" que ganha a vida com charlatanice) se ele, que vivia fingindo convulsões e alegando conversar com espíritos, alguma vez já tivera uma visão verdadeira, uma revelação sobrenatural. E ante o silêncio envergonhado de seu oponente, o cirurgião apenas acrescenta: "eu tive".

Na HQ de Moore e Campbell, ao final de cada assassinato Gull tem alucinações, visões poderosas que se tornam mais fortes a cada ato. E é esse tipo de "experiência" abismal de imersão na loucura e de transe alucinatório que procurei montar na colagem "colorida". Nessa eu usei recortes (ops) das cenas das visões de Gull e das mulheres mutiladas por ele.

O transe mental costuma ser um tema muito importante para Moore, e ocupa um espaço crucial em várias histórias suas. Em From Hell, essa "experiência" é a do frenesi assassino, do sacrifício mágico, "religioso"; em V for Vendetta e Watchmen, por outro lado, o transe vem por meio do uso de drogas (respectivamente, LSD e haxixe).

Daí pro Jimmy Hendrix cantando/perguntando "are you experienced?" foi um pulo.

Bem, no mais: LEIA a HQ original. É longa, densa e difícil, mas é uma das ficções mais fabulosas e perturbadoras que já vi em qualquer meio. E, como em Apocalypse Now, o que há de transtornante não é a violência, mas sim o abismo extático de loucura relacionado a ela.


Bookmark and Share


 

Um comentário:

bruno azevêdo disse...

pu! MASSA! MASSA! MASSA!