quinta-feira, 23 de julho de 2009

"Olhares sobre o Espaço"

Geografia e Fotografia são duas de minhas maiores paixões. A Fotografia é uma forma de arte que tem uma relação muito próxima com a Geografia: ambas permitem que olhemos o mundo sob um ponto de vista diferenciado. Ao estudar o espaço, a Geografia lida não só com o mundo natural, mas com um mundo das coisas, um mundo de pessoas, um mundo que se relaciona diretamente com as ações humanas.


Esta exposição consiste em uma seleção de imagens que foram produzidas ao longo do curso de graduação em Geografia, em diversas viagens e trabalhos realizados em campo. Cada uma das imagens traz um pouco da história dos lugares visitados, através das relações do meio físico com os aspectos sociais, econômicos e culturais dos homens que apropriam e transformam os espaços.


A Geografia, ao nos ensinar essa forma especial de olhar a Terra, proporciona infinitas possibilidades de registrar esse mundo que se coloca diante de nós. As técnicas fotográficas, por sua vez, ajudam a compor, a organizar aquilo que vemos. Ao fotografar os espaços, devemos atentar para a utilização dessas técnicas...profundidade de campo, luz e sombras, composição geométrica dos objetos, utilização de contrastes e saturações mais ou menos fortes são fatores que influenciam na leitura e na comunicação das fotografias.


Dedico essa minha primeira exposição a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram conosco para a sua realização: meus pais, também geógrafos, que sem dúvida foram determinantes na escolha dessa carreira tão bonita; aos professores do curso, que contribuíram instigando e nos dando novas possibilidades de enxergar o planeta; e aos colegas, que compartilharam tantos momentos agradáveis nessas muitas viagens.

Olhares sobre o Espaço


Sintam-se convidados.

Pra quem não pode comparecer,basta clicar aqui!


Bookmark and Share

5 comentários:

Gabriel G; disse...

Ahá! Marcelo estava escondendo o jogo... nem tinha avisado, hehehe!!

Excelente a exposição, Marcelo! Fico muito feliz de ver isso acontecendo.
Parabéns!

Gabriel G; disse...

Vi que você conseguiu uma foto do interior do Itamarati! Eu bem que gostaria de visitá-lo de novo.

Em 2000, em viagem da universidade, eu tentei fazer uma também (clandestinamente). Mas para minha tristeza fui descobrir depois que minha máquina estava quebrada... e perdi todas as fotos que fiz não só lá, mas na viagem inteira de 4 dias! Foi um saco.

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Valeu Gabriel. O mais legal é ter as fotos impressas grandonas, consegui um patrocínio que cuisteou boa parte das impressões (30x40cm)...só que sai um selinho deles no canto inferior direito que me irritou um pouco.

Consegui várias do Itamaraty...no térreo pode tirar à vontade, depois que começam as frescuras. E na cobertura também pode. O Itamaraty vale muito a pena, eu não imaginava que fosse praticamente um museu...

abração!

P.S. Eu não tinha te avisado???

Gabriel G; disse...

Putz, agora fiquei na dúvida... só se você comentou comigo da exposição quando eu e a Dani estivemos em Maringá e eu esqueci.

Não duvido que eu tenha esquecido, minha cabeça anda horrível. Mas você já tinha essa exposição como certa quando a gente foi aí?

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Vixi, não sei...minha cabeça também está a mil esse ano, não me lembro se comentei dessa vez, mas a exposição está marcada desde novembro, é que faz só duas semanas que eu comecei a organizar tudo.