domingo, 22 de março de 2009

James Randi

Nossa, tava procurando pra mandar pro Gabriel e achei legendado:


Bookmark and Share

2 comentários:

Gabriel G; disse...

Nossa, e todo programa apareciam pessoas lá para se humilharem assim?

Eu não entendo: o cara REALMENTE acha que lê auras ou ele acha que "ah, vamo lá, é só um pouco de sorte e eu acerto no chute o que quer que ele mandar pra mim..."

Ou... será que é muito pior: alguns charlatães sabem que ir ao programa vai fazer propaganda e que a maior parte das pessoas que os consultam são tão obtusas que não entendem ou nem chegam a prestar atenção atenção no funcionamento dos testes de John Randi...

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Pois é...acho que de tudo isso que você falou rola um pouco.

Não sei quanto a esse cara, mas tem alguns que foram no programa que ficam realmente decepciondados com os resultados.

Outra coisa, é o fato de que as pessoas querem acreditar mesmo. Há nos EUA uma infinidade de paranormais, médiuns, astrólogos e outros charlat~es que foram desmascarados por Randi...e isso não parece afetar suas carreiras - pelo contrário: quando esses caras participam de debates com Randi na TV, como no programa do Larry King, a maioria das ligações são consultas com esses caras ou insultos para o Randi.

Ah, e sobre esse teste, que fique claro o seguinte:

Não existe meio-poder. Ou o cara vê aura ou não vê, e ele disse que podia ver todas as "auras" atrás da tela, ele teria que ser capaz de acertar 100 pessoas.

Esse negócio de mágicos atuando como debunkers é muito interessante...mas vou deixar para falar sobre isso em um outro post, tem muita coisa.