quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Bullshit

Penn & Teller são uma dupla de mágicos/comediantes/céticos americanos. O que há de particular nas rotinas desses dois, é que as apresentações, que são excelentes, são todas feitas para ilustrar e mostrar como é fácil enganar as pessoas.

O papel exercido pela dupla é muito, mas muito mais interessante que o do "Mister M"...esses dois são da linhagem de gente como Houdini e James Randi...são céticos desmascaradores de charlatões.

Recentemente descobri um programade TV de Penn & Teller, chamado de Bullshit. Neste episódio específico, os dois falam da bíblia, embora os assuntos não sejam necessariamente ligados ao sobrenatural. O outro episódio que eu vi tratava da rejeição à crianças que tenham "tendências ao ateísmo ou homossexualismo" por parte dos escoteiros nos EUA, que são financiados, em grande parte nos EUA pela malfadada Igreja Mórmon.

Infelizmente não achei legendado.

Parte 1:



Parte 2:



Parte 3:



Sim...Penn é o falastrão, o "Teller" é o cara que, ironicamente, nunca abre a boca.


Bookmark and Share

4 comentários:

Gabriel G; disse...

Caramba, que porrada que são esses caras... e tem gente que reclama do Dawkins.


Dois pontos-chave para mim:

"Smart people are very good in rationalizing things they came to believe for non-smart reasons."

"the best way to make atheists is... reading the damn Bible"

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Pois é, Penn & Teller são do cacete mesmo. Eu conheço há muito tempo, da TV americana, mas não sabia desse lado cético deles até recentemente.

Tradicionalmente (desde que Houdini acabou com os centros espíritas norte-americanos), mágicos vêm se dedicando a revelar os engodos daqueles que se dizem paranormais.

Sagan dizia algo mais ou menos assim:

"Cientistas são profissionais especializados em explicar fenômenos naturais, e se tem uma coisa que a natureza não tenta fazer é enganar a gente. As coisas são como são, e por isso, o melhor profissional para desmascarar enganadores são os mágicos."

Gabriel G; disse...

Peraí...

rejeição à crianças que tenham "tendências ao ateísmo ou homossexualismo" por parte dos escoteiros nos EUA???!!

Caray.

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

That´s right, my friend!