terça-feira, 11 de março de 2008

Globo for dummies, Globo for dumbers

Não quero perder a piada por excesso de preciosismo e essa mania de que tem coisas no humor funcionam melhor em inglês (o contrário também ocorre). O nome do post seria "Globo para idiotas, Globo para mais idiotas".

Me refiro ao conteúdo globo e ao conteúdo Globosat, especificamente Globonews.

Semana passado me atentei, pela primeira vez, à esquisitice que é o fato de que na Globonews dá pra assistir em sequência ao "Jornal das 10" e ao "Jornal da Globo" em sequência. Óbvio que o público dos canais é bastante distinto, mas não deixa de ser engraçado notar a diferença de tratamento dispensada aos telespectadores.

Jornal das 10:

O número 3 das Farc foi morto na Colômbia. Há indícios que indicam que o chefão tenha sido morto por um membro das próprias Farc.

Jornal da Globo:

Número 4 das Farc é morto por membros de sua força.

Jornal das 10:

Poder de compra do salário mínimo é o maior da história.

Jornal da Globo:

Com o aumento do salário mínimo, aposentados que recebem benefício acima do piso passam a ganhar menos em relação aos que ganham menos.


Não coloquei entre aspas porque não foi exatamente isso, mas o sentido muito provavelmente era este mesmo. Tá certo que no primeiro caso o Jornal da Globo, que entra no ar mais tarde talvez já tivesse a informação mais precisa, mas é óbvio que há um cuidado muito maior na forma de transmitir informação para o público do cabo.

No caso do salário mínimo...o princípio de várias políticas sociais é reduzir a diferença entre quem ganha menos e o resto da população. Não quero entrar no mérito da discussão, mas esse enfoque tão importante na Globo, que preparou muitos gráficos para demonstrar que a diferença caiu, além de entrevistas com velhinhos bravos (com razão) nem foi mencionado na Globonews.

Disso tudo, não sei o que é pior: a Globo, que não tem pudores para um público e se enche de dedos com outro; o público da Globonews, que acredita estar assistindo a um canal relativamente isento - e é, pero no mucho - mesmo sabendo que a Globo de fato não endossa essa posição mais light do público assinante, uma vez que a posição oficial provavelmente é aquela que a emissora decide impor ao grande público.

Não sei qual é a Globo dos "dummies" e a dos "dumbers"...mas tem diferença, isso tem!





obs.: coisa que tem o mesmo cheiro é entrevista de banqueiro no conta corrente discutindo lucros recordes e reclamando da ortodoxia econômica...

obs. 2: to assistindo uma reprise do Manhattan Connection...o Caio Blinder comentou alguma coisa, o Mainardi fez uma piadinha e o Caio retrucou com algum comentário sobre o "gibi" do Mainardi...rsrsrs!!! Uma graça esses dois!



Bookmark and Share

3 comentários:

Gabriel G; disse...

"gibi" do Mainardi?

Isso existe? Ou é alguma metáfora ou referência obscura que desconheço?

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

é a veja...

Gabriel G; disse...

Ahnnnnnn