sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

japonês é tudo igual!!!

Sou mestiço de mãe maranhense com pai japa, portanto nipo-descendente, mais especificamente um sansei, neto de imigrantes (viva os 100 anos!). Pois bem, tendo muitos tios, primos e morando em Maringá, uma das maiores colônias japonesas no Brasil (provavelmente no mundo), sempre achei que fosse capaz de distinguir japoneses dos coreanos e chineses.

Funcionava assim: chineses tem as feições mais delicadas e os olhos mais puxados, coreanos tem o rosto mais quadrado e japoneses são aqueles parecidos com meus parentes, amigos e parentes dos amigos. Isso tudo mesmo sabendo que meus parentes e amigos japoneses são bastante diferentes entre si.

Hoje, assistindo um trechinho de um programa da GNT sobre essas diferenças, fui parar num site "all look alike", onde há um teste com fotos de chineses, japoneses e coreanos, todos misturados. Resultado: acertei 6 de 18. A média é 7.

Para mim, a nova verdade é:

Japonês é tudo igual? Sim e além disso chineses, coreanos...é tudo japonês!


O site é divertido, tem vários outros testes. Um deles pede para identificar pratos dos três países. Eu que gosto de comida japonesa, chinesa, gosto de cozinhar e faço um sushi até que razoável consegui um resultado ainda mais pífio: 6 de 18.

No outro que eu fiz, para identificar a arquitetura tradicional dos mesmos países fui bem melhor: 10 de 18. E garanto que é tudo igual também, mas de arquitetura oriental eu manjo muito.

3 comentários:

J. Anderson disse...

Esse tipo de engano você não pode fazer lá não, eles não se curtem nem um pouco e confundir uma nacionalidade com outra dá merda.
Morei um ano no Nihon, acho que aprendi um pouco a ver as diferenças, pelo menos nunca fiz feio por lá :)
Para coreano é só se basear no Jin e na Sun de Lost, hehehe :)


parabéns pelo blog. Primeira passada por aqui e curti.

Grande abraço

Anderson
-----------------
www.cartoonshow.com.br
desenho animado brasileiro de qualidade na internet

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Hehehehehe!!!

Valeu Anderson, volte sempre!!

Então, como você disse, certamente por lá não se comete esse tipo de erro mesmo. Fica claro como o oriente é um mundo desconhecido pra gente. Não sei se você fez o tal do teste, eu realmente achava que sabia as diferenças.

abração!!

Anônimo disse...

nunca vi japonês com cara de Jackie Chan e Lucy Liu!