domingo, 17 de fevereiro de 2008

Pequenas considerações noveleiras

Sem tempo nem saco para elaborar mais a respeito, limito-me a comentar rapidamente algo que desperta certa indignação profissional.

Sobre cena assistida da dulcíssima novela das oito que passa às nove e meia, "Duas Caras", na qual José Wilker reitor bonzão (ex-militante) é inocentado de acusações injustas de racismo. A cena mostra, além da Suzana Vieira com aquele cabelo e jeitão medonhos, alguns professores da escola visivelmente invejosos do Zé Wilker.

Os professores são sacanas e mesquinhos e o reitor é honesto e zeloso. Eles o invejam porque ele é o que "deu certo" -- o que toma como fundo que, naturalmente, o natural de ser bom professor é se tornar dono de escola...

Certo. Já vi centenas de pessoas mesquinhas, muitas delas na profissão de professor. Mas, diante de tudo o que sei sobre o ensino privado no Brasil e o sitema absurdamente picareta e exploratório que ocorre nele, em especial no trato com os contratados, sou capaz de apostar que é mais difícil achar um reitor sem essas características sacanas do que um professor.

A tempo:
A polêmica de "acusação injusta de racismo" criada pela novela é descaradamente roubada do romance "the Human Stain", de Philip Roth -- que deu num filme com Gary Sinise, Nicole Kidman e Antony Hopkins. Hopkins, aliás, sofre a calúnia que, na novela, é endereçada ao Roque Santeiro.

A questão racial no brasil tem por vezes tomado rumos estúpidos no país. Mas ver isso retratado pela globo através de um plágio moralista sempre traz mais sabor ao momento.

Bookmark and Share

Nenhum comentário: