terça-feira, 8 de maio de 2007

Ella cantando o Brasil

De vez em quando a gente tromba com algumas preciosidades. Esses dias descobri um disco em que Ella Fitzgerald interpreta Tom Jobim. Maravilha, é emocionante ver uma das grandes divas do jazz nortea americano cantando um de nossos maiores compositores. Ella lembra um pouco a Elis Regina, tem uma certa doçura na voz, mas sem papas na língua. Consegue variar do agressivo ao suave e na minha opinião, compreendeu muito bem a bossa.

Entre as faixas que escutei, estão Insensatez, Água de beber, Garota de Ipanema, Wave, Dindi, Só danço samba e Desafinado, essa última certamente uma das melhores interpretações da música que já ouvi.

Vale a pena, pra quem gosta de Bossa, pra quem gosta de Tom, pra quem gosta de Ella...enfim, praqueles que gostam da boa música.

O Tom realmente é um dos caras que mais fez pela música brasileira, tanto pelo refinamento absurdo da nossa música popular, quanto pela internacionalização e introdução do estilo mundo afora. Ainda assim, acho uma injustiça categorizar a bossa como "new brazilian jazz". Mas só tenho a agradecer às portas abertas pelo nosso maestro, possibilitando que grandes artistas como Ella, Stan Getz, Sinatra e Cole Porter se interessassem por aquilo que a gente fez de melhor. Grande Tom Jobim...ele é realmente fenomenal. E Ella também.



Bookmark and Share

2 comentários:

Gabriel G; disse...

A foto d'Ella lá no cantinho é deveras engraçada!...

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Pois é...a coitada foi recusada em algumas bandas em que os band leaders se recusavam a ouvi-la por considerarem Ella muito feia.