quarta-feira, 18 de abril de 2007

acerca da classe média brasileira

"Viver é tudo aquilo que a gente faz além de sobreviver."


No seguinte sentido: no Brasil, a grande classe conhecida por classe média não vai muito bem das pernas. Provavelmente a classe média com a qual tenho contato está melhor que a classe média geral.

Enquanto a classe média burguesa e a classe média do funcionalismo público conseguem algum lazer na vida, creio que o grosso da classe média não faz muita coisa mesmo - não pode viajar, não pode comer em restaurantes...enfim, só pode sobreviver, fazer um churrasquinho e alugar DVDs mesmo. Nada de errado com isso, as pessoas são felizes e tudo mais...só que há um certo comodismo desse pessoal, uma certa falta de perspectiva de que as coisas possam melhorar, de que um dia eles possam viajar pra longe, sei lá.

A grande maioria da classe média vive um pouquinho acima dos pobres. Talvez a gente possa subdividir a classe média contando quantas vezes essas famílias podem se fuder na vida sem que se tornem de fato pobres. Por exemplo: um membro da família internado em UTI por um longo período sem plano de saúde + 1 carro roubado + 1 membro da família tem a perna direita amputada e precisa de uma prótese cara + 1 tentativa de abrir um negócio mal sucedida + 1 incêndio que destrói 1/3 da casa...enfim, provavelmente poucas famílias aguentem uma sequência tão grande de merda acontecendo. Mas muitas famílias podem se lascar com uma ou duas desgraças acontecendo. Ou seja, a base da classe média anda na corda bamba mesmo - e sem sombrinha.

P.S. tudo isso saiu de uma discussão com o Alécio



Bookmark and Share


 

Nenhum comentário: