sexta-feira, 10 de abril de 2009

Caricatura

Embora desenhar seja uma atividade completamente natural para mim, caricaturizar não é.

Eu sei bem desenhar "cartuns"; adoro desde sempre desenhar pessoas e expressões. Desde o fim da adolescência passei a gostar de retratar pessoas. Atividade que antes me revoltava -- eu não copiava nada na infância, fazia questão de inventar tudo o que eu desenhava -- o desenho de observação de pessoas foi muito importante para mim durante a faculdade.

Mas a caricatura exige um tipo de sensibilidade específica que eu desenvolvi muito pouco. É um exercício de compreensão e, principalmente, abstração. Conheço pessoas com menor habilidade no desenho que têm facilidade bem maior em caricatura.

Ainda assim: já experimentei. E gostei de alguns resultados.
Um deles está aí abaixo: a caricatura do arquiteto, professor e pesquisador italiano Vittorio Lampugnani, que ofereceu um ciclo de palestras na USP de São Carlos lá por 2002.





Esse esboço foi deito durante a palestra mesmo, com o "personagem" em movimento. Se bem que, convenhamos, o material original não era lá desafiador em termos de caricaturização...


Bookmark and Share

Nenhum comentário: