Não quero perder a piada por excesso de preciosismo e essa mania de que tem coisas no humor funcionam melhor em inglês (o contrário também ocorre). O nome do post seria "Globo para idiotas, Globo para mais idiotas".
Me refiro ao conteúdo globo e ao conteúdo Globosat, especificamente Globonews.
Semana passado me atentei, pela primeira vez, à esquisitice que é o fato de que na Globonews dá pra assistir em sequência ao "Jornal das 10" e ao "Jornal da Globo" em sequência. Óbvio que o público dos canais é bastante distinto, mas não deixa de ser engraçado notar a diferença de tratamento dispensada aos telespectadores.
Jornal das 10:
O número 3 das Farc foi morto na Colômbia. Há indícios que indicam que o chefão tenha sido morto por um membro das próprias Farc.
Jornal da Globo:
Número 4 das Farc é morto por membros de sua força.
Jornal das 10:
Poder de compra do salário mínimo é o maior da história.
Jornal da Globo:
Com o aumento do salário mínimo, aposentados que recebem benefício acima do piso passam a ganhar menos em relação aos que ganham menos.
Não coloquei entre aspas porque não foi exatamente isso, mas o sentido muito provavelmente era este mesmo. Tá certo que no primeiro caso o Jornal da Globo, que entra no ar mais tarde talvez já tivesse a informação mais precisa, mas é óbvio que há um cuidado muito maior na forma de transmitir informação para o público do cabo.
No caso do salário mínimo...o princípio de várias políticas sociais é reduzir a diferença entre quem ganha menos e o resto da população. Não quero entrar no mérito da discussão, mas esse enfoque tão importante na Globo, que preparou muitos gráficos para demonstrar que a diferença caiu, além de entrevistas com velhinhos bravos (com razão) nem foi mencionado na Globonews.
Disso tudo, não sei o que é pior: a Globo, que não tem pudores para um público e se enche de dedos com outro; o público da Globonews, que acredita estar assistindo a um canal relativamente isento - e é, pero no mucho - mesmo sabendo que a Globo de fato não endossa essa posição mais light do público assinante, uma vez que a posição oficial provavelmente é aquela que a emissora decide impor ao grande público.
Não sei qual é a Globo dos "dummies" e a dos "dumbers"...mas tem diferença, isso tem!
obs.: coisa que tem o mesmo cheiro é entrevista de banqueiro no conta corrente discutindo lucros recordes e reclamando da ortodoxia econômica...
obs. 2: to assistindo uma reprise do Manhattan Connection...o Caio Blinder comentou alguma coisa, o Mainardi fez uma piadinha e o Caio retrucou com algum comentário sobre o "gibi" do Mainardi...rsrsrs!!! Uma graça esses dois!
3 comentários:
"gibi" do Mainardi?
Isso existe? Ou é alguma metáfora ou referência obscura que desconheço?
é a veja...
Ahnnnnnn
Postar um comentário