domingo, 24 de junho de 2007

patriota, melado e português (acho) - só que legalzinho

Trova do Vento que Passa

Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.

Pergunto aos rios que levam
tanto sonho à flor das águas
e os rios não me sossegam
levam sonhos deixam mágoas.

Levam sonhos deixam mágoas
ai rios do meu país
minha pátria à flor das águas
para onde vais? Ninguém diz.

Se o verde trevo desfolhas
pede notícias e diz
ao trevo de quatro folhas
que morro por meu país.

Pergunto à gente que passa
por que vai de olhos no chão.
Silêncio -- é tudo o que tem
quem vive na servidão.

Vi florir os verdes ramos
direitos e ao céu voltados.
E a quem gosta de ter amos
vi sempre os ombros curvados.

E o vento não me diz nada
ninguém diz nada de novo.
Vi minha pátria pregada
nos braços em cruz do povo.

Vi minha pátria na margem
dos rios que vão pró mar
como quem ama a viagem
mas tem sempre de ficar.

Vi navios a partir
(minha pátria à flor das águas)
vi minha pátria florir
(verdes folhas verdes mágoas).

Há quem te queira ignorada
e fale pátria em teu nome.
Eu vi-te crucificada
nos braços negros da fome.

E o vento não me diz nada
só o silêncio persiste.
Vi minha pátria parada
à beira de um rio triste.

Ninguém diz nada de novo
se notícias vou pedindo
nas mãos vazias do povo
vi minha pátria florindo.

E a noite cresce por dentro
dos homens do meu país.
Peço notícias ao vento
e o vento nada me diz.

Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.


Manuel Alegre



Bookmark and Share


 

Satisfações para os milhares de fãs:

Sim, o blog tá um pouquinho parado agora, e isso se deve ao fato de que tanto eu quanto o Gabriel estamos em final de semestre na universidade, aquela correria toda.

Logo voltaremos a postar aquelas coisas naquela frequência.

Talvez surjam novidades...talvez eu passe a utilizar fontes vermelhas...mas talvez não.


Bookmark and Share


 

terça-feira, 12 de junho de 2007

Easy Money







From: Daniel Teha
Koumassi - Abidjan,
Cote D’Ivoire.
We have substantial amount of money we need to invest abroad. I and my Sister Naomi and are refugees in Cote D’Ivoire, a West African country, and the money in question is an inheritance left for us by our late father, who was a Diamond and Gold dealer before his death.
We escaped with our father to this country after our mother died in the civil war. Our father also got killed by rebels who were then fighting the Ivoirien Government in the northern city of Bouakè while he was away on business. This was a very sad moment for us having escaped war in our country to loose our father in the war in another country. We are hoping you are in a good position to help us in the transfer and proper investment of this money in your country.

Please for security reasons, I cannot disclose much information to you now until you have assured us that we can trust you to receive and invest the money for us. My younger sister and I are currently living in the UN Refugee camp in Abidjan, but we will like to relocate to your country because our condition here is not good. We need to continue our education, while you invest and manage the money on our behalf.
We hope to receive your reply to the above request as soon as you read this email through this email address daniteha@yahoo.fr
God bless you.
Daniel Teha


AH, TÁ.



Bookmark and Share


 

sábado, 9 de junho de 2007

ponto para Dráuzio

Eu gosto do Dráuzio Varela, li o "Estação Carandiru" e o "Por um fio", gostei de ambos. O Dráuzio tinha um programa dele em algum canal público, muito bom, e depois do sucesso do filme colocaram o doutor no Fantástico. Quem sabe como funciona cabeça de crítico pode imaginar que o Dráuzio ficou mal falado, virou uma espécie de "sabe-tudo" da medicina popular. Uma pena.

Hoje, o Dráuzio foi muito feliz ao publicar um belo texto na Folha de S. Paulo, entitulado "A Força do Pensamento". o subtítulo diz o seguinte:

"A montanha ir até Maomé é tão improvável quanto o Everest surgir na minha janela"

Foi um artigo à moda de Sagan, onde o Dráuzio tratou de usar sua autoridade de oncologista experiente para não só refutar o efeito placebo como ainda mijou naquelas pessoas que se irritam com o familiar moribundo, morrendo de câncer, dizendo que "ele não tem coragem para reagir", como se o pensamento positivo tivesse o poder de fazer com que os tumores regredissem.

alguns trechos:

"Em 40 anos, nunca vi alguém se curar com a força do pensamento."
(...)

"Insisti com o rapaz para se tratar em Nova York, porque não havia nem há um só caso descrito na literatura de desaparecimento espontâneo de metástases pulmonares de câncer de testículo. Todos os que morreram da doença antes do advento da quimioterapia seriam homens pulsilânimes, desprovidos do desejo de viver demonstrado por meu paciente, portanto ineptos para subjugar suas metástases às custas da positividade do pensamento?"
(...)
"Por que a energia emanada do pensamento positivo serve apenas para curar doenças, jamais para fazer um carro andar dez metros ou um avião levantar vôo sem combustível?"
(...)
"Esse tipo de crendice não me incomodaria se não tivesse um lado perverso: o de atribuir ao doente a culpa duplicada por haver contraído uma doença incurável e por ser incapaz de curá-la depois de tê-la adquirido."
(...)
"Acreditar na força milagrosa do pensamento pode servir ao sonho humano de dominar a morte. Mas, atribuir a ela tal poder é um desrespeito aos doentes graves e à memória dos que já se foram."

Essa argumentação não é nova, Richard Dawkins e Carl Sagan falam, cada um à sua maneira, sobre o que pensam dos poderes curativos do pensamento positivo. Sagan, aliás, morreu de câncer, sofreu bastante...certamente gostaria de ter esse dom da auto-cura.

Estranhamente, de uns 2.000 anos prá cá, os milagres da igreja católica tem se restringido à curas milagrosas. Nunca mais andaram sobre as águas ou tranformaram água em vinho ou coisa parecida. Os milagres são limitados pela tecnologia onipresente e pela nossa atual capacidade de verificação dos fatos. É realmente espantoso que a literatura médica nunca tenha sido descrito o desaparecimento espontâneo de metástases pulmonares de câncer de testículo...nunca!

Placebo, homeopatia e pensamento positivos são ótimos...desde que a sua doença seja um resfriadinho...três dias de bons pensamentos resolvem. Já se o problema for um vírus, uma bactéria mais resistente ou alguma coisa degenerativa, reze para achar um bom médico.

Ah sim...placebo também não serve para repor cálcio, vitaminas e sais minerais. Gozado, não?


Bookmark and Share


CULINÁRIA

Sabadão sertanejo, 12:45
Fome

Feijoada congelada num pote de sorvete
E só

Sem arroz pronto
(porra, porque não comprei farinha ontem?)

O único arroz que tem na casa não é meu, e é pouco
Podia pedir emprestado, claro. Mas...
Vai demorar mais. Tô ocupado com um monte de coisas.
Ah, não demora tanto assim, né.
Pô, nunca fiz arroz na vida. Começar logo hoje?
...

Experiência resultante:
Feijoada com pão de centeio

Se a necessidade é a mãe da criação, a preguiça é aquele tio sacana


Bookmark and Share


 

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Sinal de alerta

Qual é a primeira coisa que te vem na cabeça ao olhar essa foto?



De vez em quando a gente sabe que foi longe demais. Devo confessar que de vez em quando resolvo navegar no orkut, mas navegar pra valer, achar relações entre coisas aparentemente desconexas.

O orkut tem algo de fascinante, especialmente no que diz respeito a encontrar comunidades estranhas e gente mais estranha ainda. De vez em quando, eu crio "métodos" para fazer buscas das maneiras mais aleatórias possíveis, e acreditem ou não, já fiz até uma amizade a partir de um método desses...digitei uma letra qualquer no "search" comunidades (acho que foi "t"), e fui clicando sempre na primeira comunidade relacionada até que não houvesse mais comunidades relacionadas...e então clicava no primeiro membro: cheguei numa garota de Niterói, mas que nasceu e morou em Maringá, estudou no mesmo colégio que eu e fez intercâmbio pela mesma empresa que eu fui. Tratei de mandar um scrap explicando como cheguei nela e a gente acabou conversando algumas vezes.

Bom, agora há pouco, usando o mesmo método, cheguei num tal de Felipe, que participa de uma comunidade chamada "Me empreste seu casaco?", onde eu cheguei no perfil desse sujeito:



Eminen



O que tem de mais? Entrem e descubram...mas antes de entrar, dêem uma olhada nessa foto aí em cima e reflitam sobre qual é a primeira sensação que lhes vem à cabeça ao olhar a foto. Depois vejam as fotos do perfil do cara e tirem suas conclusões.

Definitivamente foi das coisas mais engraçadas e inusitadas que já vi no orkut.


Bookmark and Share