quarta-feira, 30 de maio de 2007

institucionalização da picaretagem



Recebi faz umas duas semanas um e-mail que me informava de um abaixo-assinado contra um projeto de lei. Vejam o conteúdo do abaixo-assinado:

To: Congresso Nacional do Brasil
O Senado está a um passo de aprovar um projeto de lei, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), sobrinho de Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus) que incluiria as igrejas entre as beneficiárias do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Mais conhecida como "Lei Rouanet", aprovada em 1991 pelo Congresso Nacional, o Pronac permite que empresas invistam em projetos culturais até 4% do equivalente ao Imposto de Renda devido. O projeto chegou a ser aprovado em caráter terminativo na Comissão de Educação, mas um recurso para que fosse apreciado pelo plenário impediu que seguisse para a Câmara. Uma emenda apresentada pelo senador Sibá Machado (PT-AC) obrigou a volta do texto para a comissão. Ainda precisará ser votado no plenário do Senado e depois ir à Câmara. Como o projeto original fazia referência apenas a “templos”, sem especificar sua natureza, ao estender a eles os benefícios da Lei Rouanet, o senador Sibá considerou necessário acrescentar um adendo. A emenda, que teve o parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovada pela Comissão de Educação e deixa mais claro que o Pronac poderá ser usado para contemplar não só museus, bibliotecas, arquivos e entidades culturais, como também “templos de qualquer natureza ou credo religioso”. A proposta agora segue novamente para o plenário, onde alguns senadores prometem reagir contra a idéia. Está mais do que na hora de as pessoas envolvidas e/ou preocupadas com a verdadeira cultura em nosso País, reagirem e tomarem uma providência.

Cacete. Mais um capítulo da institucionalização da picaretagem no Brasil.

Nem vou entrar no mérito específico da Igreja Universal.
A Lei Rouanet já é imensamente mal-utilizada atualmente, com dinheiro sendo empregado em empreendimentos de valor, interesse e alcance público discutíveis. Deixar esta lei passar será assinar embaixo da desmoralização completa da gestão de cultura em nosso país -- ou melhor, só vai reafirmar mais uma vez o incrível estado de "tanto faz" com o qual as coisas são regulamentadas por aqui. Nesta atual caricatura que é essa proposta de emenda, o que se vê é a Lei Roanet servindo escrachadamente ao propósito para o qual foi criada de fato: dar dinheiro público a quem já arrecada muito dinheiro, e tudo isso com uma feição "democrática" e de "promoção de diversidade cultural".
Vergonha total e completa.

Duvido que vá passar. Mas fica o asco.



...e é por isto que ESTE BLOG também adere à campanha:


Bookmark and Share

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Carvão

Aula de modelo vivo. os alunos desenhando colegas com carvão, em dois minutos.
Os alunos reclamaram um pouco, mas alguns gostaram.
Mas acho que quem se divertiu mais fui eu.

Aí embaixo uns reultados meus de mais ou menos 1 minuto e meio.







Bookmark and Share

domingo, 20 de maio de 2007

Coisa do demo

Ouro Fino Plus - Tangerina


É transparente.
É incolor.
Tem gosto de mexerica de verdade e arde no fundo da garganta.
Tem zero (ze-rô) calorias.


Vade retro.


Bookmark and Share

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Três anos e meio da minha vida




ou autopropaganda sem-vergonha


Bookmark and Share


 

Direto de Patos - PB

Homem sofre coice e morre ao tentar namorar jumenta

O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ´Deca Batalhão´, que residia na cidade de Patos (PB) morreu na manhã desta segunda-feira ao receber o coice de uma jumenta com a qual tentava fazer sexo.

O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares.

Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ´mimosa´.

A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal de Patos.

Fonte: http://www.paraibaonline.com.br/noticia.php?id=259410




Bookmark and Share



terça-feira, 15 de maio de 2007

agora güenta!


Eeeeeeeeeeeehheheh!!!! Mãozinha na cabeça aí malucô....rebola aí...eeeeeeeehhhhh....vâmu, vâmu...na cabeça não, vai baixando as calças aí......eeehhhheeeeheeehhh!! Sargento! Sargentô! Ah...coronel? Ô coronel, vai lá, vai lá, dá um tapão no pinto dele....isso!!!! eheheheheheh!!! Cê viu?? Aí malucô, vira aí, de costas agora.........cara, tô bebaço......vamo maluco, eu to mandando aqui, porra!!


Bookmark and Share


na hora fez mais sentido

O sujeito abre a torneira na pia da churrasqueira, quando observa que alguma coisa branca e dura cai no fundo do copo.

"Que diabos!"

É um dente. Como um dente foi parar ali? Tomado de uma inquietação, o sujeito pensa no que fazer...só tem duas possibilidades: veio alguma coisa da companhia de saneamento ou tem algo na caixa d´água...ou alguém!

Melhor verificar a torneira de novo. Dessa vez não tem dente nenhum, mas a água está turva, e vem uns poucos pelos.

"Melhor chamar a polícia, mas o que dizer? Alô, gostaria que vocês verificassem a caixa d´água aqui de casa, talvez tenha um corpo lá em cima..."

Um corpo...como um corpo foi parar lá em cima? Muito estranho, estranhíssimo! Terá alguém subido lá e despejado um corpo...ou o corpo foi lá sozinho e caiu morto na caixa d´água?

A polícia não vem. Vem o encanador mesmo, o cara que diga que diabos tem por lá.

"Senhor. Esse dente não é de ninguém não. É um dente de gorila."


Bookmark and Share


domingo, 13 de maio de 2007

Do ditado impopular

[daslu]

1. E quem compra, não quer desdenhar?



2. Quem ama o feio, bonito lhe escarnece.


Bookmark and Share


 


A CÔRTE DOS TOKUSATSUS

1. A SELEÇÃO

-- E aí, campeão?

--Sai, tribufu!



--olhe, eu sei o que parecia... mas sempre foi só você...

-- Vamos pra um lugar mais confortável?


2. O ATO


1º tempo


2º tempo


prorrogação


pênaltis


Bookmark and Share




Laerte autobiográfico

Já há algum tempo, o cartunista Laerte publica uma charge/tira na Ilustrada, na coluna sobre TV. Geralmente algo sobre televisão, mas de uns tempos prá cá, entrou numa fase nostálgica, aparentemente biográfica - umas são mais óbvias, outras nem tanto.

Começou na temática televisiva, com lembranças do que via quando jovem, e veio se metamorfoseando em um quadro biográfico muito rico e interessante, especialmente pros fãs.

Estou postando aqui a de hoje, que particularmente achei genial, mas tem muitas outras no mesmo nível.

Ah, as de quarta-feira estão imperdíveis também.


Bookmark and Share


 

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Temporão e suas bolas

Como eu disse antes, o segundo mandato de Lula vem com um brinde inusitado: testículos. E a nova composição ministerial confirma isso, o governo, agora sem perspectivas de nova reeleição tem condições de assumir posições mais controversas sem medo de ser feliz.

Desde sua posse, o novo ministro da saúde, José Gomes Temporão tem se mostrado corajoso sob vários aspectos. Na última semana quebrou a patente de mais um medicamento antiviral - parte do coquetel que é fornecido para portadores do HIV, e agora, voltou a defender abertamente o plebiscito da descriminalização do aborto.

Ao saber das primeiras declarações de Bento XVI, o ministro respondeu imediatamente:

"É uma expressão. Cada um se manifesta como... Você não pode apenas prescrever dogmas e preceitos de determinada religião para um conjunto da sociedade. Me parece descabido"

"Acho que as mulheres têm que falar, têm que ser ouvidas nesse processo, não só os homens. São as mulheres que sofrem, mas o julgamento e as leis são feitos pelos homens"

"Infelizmente os homens não engravidam. Se engravidassem a questão estaria resolvida há muito tempo."

É coerente. E finalmente a posição do ministro tem apoio oficial do presidente, que nessa semana declarou ser contra o aborto, mas também contra a tipificação do mesmo como crime. Ignorar o fato de que crime ou não, as mulheres continuarão abortando e se submentendo a procedimentos clandestinos e perigosos consiste em uma agressão por omissão aos direitos humanos. Espero que o governo assuma esse plebiscito e a campanha. Somos um país católico, pero no mucho. Muito menos que o México e Portugal, que depois de intensos debates acabaram com essa figura legal tão perversa.

Enquanto isso, Dom Geraldo Magella, presidente da CNBB soltou a seguinte pérola, ao criticar a educação sexual nas escolas:

"Favorecer uma educação para quê? Para estimular a precocidade da criança, do adolescente, como no caso da camisinha. Será que é educativo? Isso é induzir todos à promiscuidade."

E o papa ainda teve a audácia de pedir a Lula que reinstituísse o ensino religioso obrigatório nas escolas, além de isenção fiscal para suas igrejas e concessão de vistos especiais para missionários. Pedidos negados um a um.


Bookmark and Share


Milagre

O papa Bento XVI realizou o primeiro milagre de seu pontificado em solo nacional: Glauco acertou uma charge:


Ok, não é tãããão boa assim, mas quem conhece a produção recente do Glauco sabe do que eu estou falando.


Bookmark and Share

notícias do papa

Bento XVI faz suas primeiras vítimas em São Paulo


Segundo um monge beneditino que não quis se identificar, o papa Bento XVI mutilou e matou uma criança em seus aposentos particulares no mosteiro de São Bento. O crime teria ocorrido hoje, pela manhã. De acordo com o monge, a criança era o filho mais velho de um dos bispos presentes no local.

"Ele levou seu filho aos aposentos papais para apresentá-lo ao santo padre, que depois de 10 minutos pediu para ficar a sós com o garoto. O papa só saiu do quarto horas depois, com um pouco de sangue no canto da boca, e quando perguntamos onde estava o menino ele disse 'que menino?'"

A igreja tenta abafar o caso, e pelo que tudo indica, conseguirá. O monge que nos relatou essa história revelou que deverá abandonar o mosteiro de São Bento.

"Uma coisa dessas a gente não esquece, esse mundo dos homens é muito sujo. Depois que sair daqui, pretendo ir à Inglaterra, fazer a cirurgia de mudança de sexo e entrar em algum convento".

Outro relato é do morador de rua Jolão, 37, que afirma que foi levado para dentro do mosteiro durante a madrugada e teve seu dedo indicador esquerdo decepado por uma mordida do papa. Os outros moradores de rua da região, porém, afirmam que Jolão é um bêbado mentiroso, e que há uma boa possibilidade dessa história não ser verdade. Só não explicam como o mendigo perdeu o dedo.


Jolão: "doeu demais moço"



Bookmark and Share


 

Lula macho sim senhor!

Ao contrário do que fez o "ex-ateu" FHC quando visitou o Vaticano em 2002, o "cristão" Lula não beijou o anel do papa ao recebê-lo no aeroporto de Cumbica.

Já o restante da comitiva presidencial beijou o tal anel, incluindo a primeira-dama.

Gostei disso, Lula é provavelmente o primeiro presidente brasileiro a dar uma demonstração pública tão forte de laicismo. Sabe muito bem das consequências do ato e não tá nem aí. É um dos benefícios do segundo mandato - testículos.


Ah sim, só pra não deixar FHC completamente em maus lençóis: com João Paulo II ele não corria o risco de levar uma mordida no pescoço...era uma velho que aparentava ser bonzinho e inofensivo. Seguro morreu de velho, FHC é só um velho medroso e hipócrita.


Bookmark and Share


O PAPA

....vinha rezando alegremente, a-mém, quando um arcebispo sorridente pediu para entrar também na prece, na prece, na prece...

O monge gostou da dupla e fez também a-mém, olhou pro padre e disse assim: “vem, vem”, que o quarteto ficará bem, muito bom, muito bem...



Sorry.


Deu na Ana Maria Braga...

...O governador Serra vai receber o Papa e levá-lo para um encontro com o Presidente Luís Inácio Lula da Silva no SALÃO DE DESPACHO...

... olhaí a provocação desse governo ateu de esquerda!!!!

Bookmark and Share

terça-feira, 8 de maio de 2007

Ella cantando o Brasil

De vez em quando a gente tromba com algumas preciosidades. Esses dias descobri um disco em que Ella Fitzgerald interpreta Tom Jobim. Maravilha, é emocionante ver uma das grandes divas do jazz nortea americano cantando um de nossos maiores compositores. Ella lembra um pouco a Elis Regina, tem uma certa doçura na voz, mas sem papas na língua. Consegue variar do agressivo ao suave e na minha opinião, compreendeu muito bem a bossa.

Entre as faixas que escutei, estão Insensatez, Água de beber, Garota de Ipanema, Wave, Dindi, Só danço samba e Desafinado, essa última certamente uma das melhores interpretações da música que já ouvi.

Vale a pena, pra quem gosta de Bossa, pra quem gosta de Tom, pra quem gosta de Ella...enfim, praqueles que gostam da boa música.

O Tom realmente é um dos caras que mais fez pela música brasileira, tanto pelo refinamento absurdo da nossa música popular, quanto pela internacionalização e introdução do estilo mundo afora. Ainda assim, acho uma injustiça categorizar a bossa como "new brazilian jazz". Mas só tenho a agradecer às portas abertas pelo nosso maestro, possibilitando que grandes artistas como Ella, Stan Getz, Sinatra e Cole Porter se interessassem por aquilo que a gente fez de melhor. Grande Tom Jobim...ele é realmente fenomenal. E Ella também.



Bookmark and Share

** isso é uma armadilha

Sarkozy vence as eleições na França

Explico: olhando as espantosas estatísticas de acesso ao nosso blog, não pude deixar de notar que temos alguns visitantes estrangeiros.

Pode-se atribuir essas visitas ao acaso, muito embora pra cair aqui tem que procurar no google em português.

Até agora, já tivemos visitas dos seguintes países:

Suécia, Portugal, Turquia, Filipinas, Índia, Estados Unidos, Chile, Japão, Canadá e Nova Zelândia (1 visitante cada); Itália, Singapura e Espanha (2 visitantes cada); e 8 visitas da França. Claro, todas do mesmo computador, mas em 5 dias diferentes. Fiquei um pouco curioso, será algum conhecido? Francês misterioso, identifique-se!!


Bookmark and Share


a última do arquivo antigo...prometo!









Lembrem-se de clicar sobre as imagens que quiser ver. A blogger reduz as imagens na página principal, mas é possível ampliar todas elas. Pelo menos aquelas que a gente posta num tamanho decente.


Bookmark and Share


tocado por Seu tentáculo macarronoso



Pras almas perdidas que procuram por nova fé. Particularmente, minha busca havia acabado, até que por intermédio do Gabriel encontrei a Igreja do Monstro de Espaguete Voador.

Essa igreja, embora desconhecida, existe há muito tempo, porém só agora vem ganhando alguma repercussão. É uma igreja que nos trata como seres inteligentes, provendo uma convincente explicação de como o Monstro de Espaguete Voador criou a todos nós.

Através de seus antigos escritos, encontramos evidências muito fortes de que realmente o Monstro de Espaguete Voador conhecia o futuro do mundo, o que pode ser provado por um gráfico elaborado a partir de dados extraídos das sagradas escrituras, que relacionam o desaparecimento dos piratas no mundo com o aquecimento global. E não deu outra. Por isso mesmo, como já pedia o João Bosco, salvem os piratas!! E salve o Monstro de Espaguete Voador!!

Amém.

Infelizmente o site só está disponível em inglês, mas assim que eu me tornar bispo prometo que me encarrego pessoalmente da tradução.


Bookmark and Share


Marx avisou


Já no manifesto comunista, Marx alertava que a evolução do capitalismo nos levaria à uma onda de megafusões de empresas em ramos não relacionados.

Vimos a White Westing House, fabricante de geladeiras e a Disney comprando nos últimos 10 anos a ABC e a NBC, as duas maiores redes de TV aberta dos EUA. A Unilever hoje é dona das seguintes marcas: Ades, Ala, Arisco, Axe, Becel, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Doriana, Dove, Fofo, Hellman´s, Kibom, Knorr, Lipton, Lux, Maizena, Minerva, Omo, Rexona, Seda, Surf Vasenol e Vinólia.

Agora, essa era só o que faltava:








Essa veio do arquivo do Wilbor antigo.


Bookmark and Share

37% dos evangélicos acham que são espertos demais

Também saído do caderno especial da Folha do último domingo, este sim, um artigo engraçadíssimo:

Em pesquisa Datafolha realizada entre os anos de 2006 e 2007, foi perguntado aos entrevistados se concordavam ou discordavam de algumas frases.

Pergunta: Concorda ou discorda das frases:

1) "Os católicos não praticam sua religião."

Concorda: 61%
Discorda: 28%
Outras respostas: 11%

* 65% dos evangélicos concordam

Ok, meio óbvia essa primeira constatação...eu mesmo não tenho mais amigos da minha idade que realmente frequentem a igreja com assiduidade ou que cumpram com o que manda a igreja. Só reforça a hipocrisia de quem defende um papa com unhas e dentes mas jamais vai deixar de fazer nada daquilo que gosta aos domingos - futebolzinho e cerveja - ou no resto vida - aborto, sexo pré-nupcial, entre outras coisinhas.

2) "Umbanda é coisa do demônio."

Concorda: 57%
Discorda: 27%
Outras respostas: 16%

* 83% dos evangélicos concordam

Bom, também não surpreende. Para a grande maioria da população, umbanda, candomblé e quimbanda é tudo a mesma coisa: macumba. E macumba é coisa do demo. É que brasileiro adora achar que não é nada racista...mas não tem "estômago" pra assistir uma pulação de negros incorporando espíritos. Tenho a impressão de que se afirmassem que os rituais evangélicos de exorcismo, mostrados na TV exaustivamente, são coisa do demônio menos gente concordaria. E isso porque lá rola mesmo o demo!

3) "Os muçulmanos defendem o terrorismo."

Concorda: 49%
Discorda: 27%
Outras respostas: 24%

* 40% dos espíritas discordam

Bom, nenhuma novidade nessa...fica pela força do estereótipo e dos acontecimentos recentes. A única coisa que chama atenção nisso é a propagandinha da Folha pró-espírita, ao ressaltar o fato de que mais deles discordam.

4) "Os judeus só pensam em dinheiro."

Concorda: 49%
Discorda: 29%
Outras respostas: 23%

* 50% dos católicos concordam, único grupo acima da média

HAuhAhuHahUahUhauHauhUahuHauHauhUahhauhAU!!!!!!!!!!!!!!! Pô, fiquei até constrangido com essa aí, isso é pergunta que se faça? Fico impressionado, já que a comunidade judaica no Brasil é tão pequena...a maioria das pessoas nem sabe o que são os judeus. Os fatos recentes indicam outra coisa...pelo menos o Henry Sobel que só pensa em gravata.

5) "Os evangélicos são enganados por seus pastores."

Concorda: 61%
Discorda: 26%
Outras respostas: 13%

* 37% dos evangélicos concordam

Bom...eu concordo. Impressionante o fato de que de todas as afirmações acima, esta é a mais unânime. Empata com o fato de que os católicos não praticam a sua religião, mas não tem o mesmo peso. E é a afirmação com a menor discordância, 26%. E 37% dos próprios evangélicos concordam. Porque vão ao culto então? Daí o título do post.



Bookmark and Share


 

Papa Ratzinger vem aí, olê, olê, olá!!!

Vão dizer que eu sou um chato, que to perseguindo os católicos...nada disso! Sei que fiquei um tempinho sem postar, acontece, de vez em quando a gente fica mais ocupado mesmo. Agora...

EU TENHO CULPA SE O PAPA TÁ CHEGANDO??

Não dá pra ignorar, mesmo porque que a visita do mau velhinho já se tornou um evento muito grande para ser ignorado. Eu havia resistido até agora, mas saiu tanta coisa interessante nesses últimos dias que se tornou impossível. Vamos lá:

No último domingo foi publicado um caderno especial na Folha de São Paulo entitulado "Religião". Muito interessante, escreverei mais sobre ele em outros posts, mas pra começar, quero comentar um dos artigos principais, que diz que "Bento 16 supera rejeição inicial de religiosos brasileiros".

Um trechinho contando a reação dos religiosos e alunos do Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora no momento em que o novo papa foi anunciado:

"(...) Apenas o primeiro nome do novo papa, e dito em latim -Iosephus-, bastou para a mudança de ânimo. Alguém, em meio às vozes que se abaixavam, completou: "Ratzinger". "Ninguém vibrou", disse à Folha o seminarista Sebastião Joaquim Filho. "Achei muito estranha a reação do pessoal", completou, admitindo receber com "tristeza" a escolha."

Pra superar isso, o papa Ratzinger disse algumas palavras simpáticas sobre o Brasil e a América Latina...tem razão de ser. Comparando com seu antecessor, este papa é a imagem da igreja repressora da Idade Média. Conservador, preconceituoso e com um nome não lá muito angelical. Aparentemente tem conseguido superar essa rejeição inicial, pelo menos é a impressão que eu tenho agora, com a proximidade de sua visita.

Duro é o cara ser chefe de estado...na minha opinião tinha que ser preso e enviado para o Centro de Controle de Zoonoses mais próximo, antes que morda alguém por aqui. No Wilbor Velho, certa vez postei uma foto do papa que diz muita coisa. Resolvi reeditar por aqui, junto com algumas outras coisas que julguei valer a pena. Ao tratar a imagem no photoshop, resolvi incrementar um pouquinho a foto, e no primeiro filtro que joguei sobre a imagem obtive um resultado impressionante, de dar medo mesmo:


Simpático, não?

Minha dica pra quem estiver em São Paulo ou Aparecida durante a visita: se quiser ver o papa mais de perto, aproveite para fazê-lo enquanto estiver dentro do papamóvel, que é blindado. Ainda assim, não coloque as mãos no vidro, sabe-se lá...

Depois de um certo momento, vão soltá-lo em alguns lugares: Campo de Marte, Mosteiro de São Bento e Palácio dos Bandeirantes. Cuidado nesses momentos, é melhor ficar longe mesmo. Provavelmente ele não faz nada assim, com grande público assistindo, em plena luz do dia, mas vai saber...Serra e Lula que se cuidem!


A tempo:

Sentindo muita vontade de ver o papa?
Teme pela segurança de suas crianças perto dessa criatura?

Use Galvanusol®, um produto de Sé Labs.

Será que o Temporão tem peito pra quebrar essa patente também?



Bookmark and Share


 

domingo, 6 de maio de 2007

Fala o Tinhoso

"Why do they blame me for all their little failings? They use my name as if I spend my entire day sitting on their shoulders, forcing them to commit acts they would otherwise find repulsive.

'The devil made me do it.' I have never made one of them do anything. Never.

They live their own tiny lives. I do not live their lives for them .... They talk of my going around and buying souls - never stopping to ask themselves why.
I need no souls.

And how can anyone own a soul?

No. They belong to themselves - they just hate to have to face up to it."


-- Lucifer, Season of Mists #2.

(By Mr. Neil Gaiman, lá pros idos de 1992)


Bookmark and Share

Possibilidades de um meio

Cada meio artístico (ou “de comunicação”) possui especificidades. E cada um — cinema, literatura, teatro, escultura, desenho/pintura — possui dimensões que pertencem exclusivamente a esse meio, e só podem ser exploradas profundamente por ele; chamemos isso de sua arte.
Pegando a idéia (de fundo Kantiano) de encarar nossa percepção a partir da idéia de tempo e espaço, pode-se perceber que cada arte e forma comunicativa lida com o tempo e o espaço de maneira extremamente única.
A escultura, por exemplo, congela o espaço — a forma — no tempo; não é à toa sua conotação histórica de imortalização.
A música, ao contrário, é quase que a arte pura do tempo; tonalidades e sabores construídos puramente no tempo, sem nenhuma existência física para além de variações contínuas do momento presente.
O desenho e a pintura têm que captar o espaço e o momento usando apenas um espaço simplificado (a superfície bidimensional).
A literatura, a mais íntima e mental das artes, é o campo de excelência do espaço e tempo psicológicos e variáveis, únicos de leitor para leitor.
O teatro, por outro lado, é o reino do aqui e agora, da presença viva das coisas, palavras e movimentos; não é à toa que é a mais política das artes (aquela vista com mais estima por Aristóteles, por ser uma arte de presenças reais e vivas, e não de simulações como a pintura).
Já Deleuze falou certa vez (se não estou enganado) que o cinema lidava com a idéia de duração e seqüência — com ele, um recorte completamente novo de tempo surgiu e passou a moldar nossas mentes.

Há uma grande “arte” também nas Histórias em Quadrinhos (Banda desenhada, arte seqüencial ou outros nomes); há uma dimensão que apenas esse "meio" pode explorar a fundo, e na qual nenhuma arte pode acompanhá-lo.
Os quadrinhos são, em essência “kantiana”, a “arte” de narrar e criar tempo através do espaço.
Essa questão existe, de maneira mais limitada, no campo das artes pictóricas; mas só encontra sua verdadeira casa, seu campo de desenvolvimento, nas histórias em quadrinhos. Estas abrangem a criação de momentos — momentos longos, momentos curtos, momentos transitórios, momentos quase “eternos” e congelados — a criação de diferentes encadeamentos de instantes, ações e climas e, no limite, a criação de uma ampla arquitetura temporal em sua trama.
Este último aspecto, por sua vez, é muito pouco explorado, só atingido pelos cabras mais fodões da parada, como um Art Spiegelman ou um Alan Moore. Exemplos incríveis desse tipo de maestria temporal podem ser encontrados em histórias como “How things work out” de Moore ou “o retrato do artista quando jovem” de Spiegelman (esta última publicada recentemente na Revista Piauí).
Vejam aqui uma palhinha da história supracitada de Moore.

Mas, em especial, dêem uma olhada cuidadosa nesta simples e genial historinha aqui embaixo, do super-herói brasileiro “o Gralha”. (clique nas duas imagens pra ver maior...)
Não se deixe enganar pelo estilo caricatural-cômico dos desenhos, ou por seu ar descompromissado e “naive”. Essa historinha do curitibano Antônio Éder (bom pra caralho!) é um exemplo simples e direto daquilo que só a “arte seqüencial” sabe fazer.

Bookmark and Share